sábado, 15 de março de 2014

Formula 1: Treino oficial do GP da Austrália 2014

Como já era esperado, o treino oficial para o GP da Austrália de F1, a ser realizado amanhã, às 3:00, teve de tudo. Muitas trocas de posição e um final emocionante, que nos deixou uma pista de como pode ser o resto da temporada.
Logo no início do Q1, a chuva já rondava Albert Park, aliado ao menor tempo que os carros tem neste ano para se qualificar no Q1 (eram 20' no ano passado, este ano, são 18'), os pilotos se viram obrigados a saírem logo no início da sessão. O tempo foi passando, os principais carros garantindo vaga na próxima sessão e, como previsto, algumas surpresas. Na ponta de cima, os três primeiros colocados eram estreantes, seja em uma nova equipe (caso de Massa, 3º e Ricciardo, 1º), ou na própria F1 (caso do dinamarquês Kevin Magnussen). O atual campeão, Seastian Vettel, fazia uma qualificação discreta, apenas na 8ª posição. Na parte de baixo, quem se deu mal foi a Lotus. Com problemas na adaptação com o novo regulamento, assim como a RBR, o time de Enstone foi eliminado logo no Q1, pior, com as duas últimas posições do grid. Maldonado sequer completou uma volta rápida. O ano promete ser duro para a Lotus, afinal, Grosjean e Maldonado não são pilotos capazes de tirar algo bom de um carro ruim como o atual, sorte de nós, brasileiros, que Felipe não está lá.
No Q2, com a pista já molhada os tempos mudaram um pouco, e as posições também. Massa encontrou dificuldades para pôr sua Williams entre as 10 melhores, ficando apenas 0.2 seg. à frente de Jenson Button, 11º colocado. Atroca de posições, assim como no Q1 era intensa, e a segunda sessão prometis um final emociante. Mas, com menos de um minuto para o final, Räikkönen bateu contra o muro, perdendo seu lugar entre os 10 melhores e ainda ocasionando uma bandeira amarela, que atrapalhou bastante os pilotos que ainda lutavam por vagas, entre eles, Sebastian Vettel! O alemão acabou na 13ª posição, 0.3 seg. atrás de Kvyat, 10º colocado, outro estreante na categoria que surpreendeu hoje. Ao final do Q2, a comemoração da torcida australiana foi grande em Albert Park, afinal, Ricciardo se classificou para a parte final do treino. Após alguns anos sofrendo nas mãos de Vettel, os australianos podem afirmar que tem um piloto talentoso, jovem e que pode brigar com o alemão pelo posto de 1º piloto.

Ofuscado pelo companheiro de equipe, Sebastian Vettel sequer disputou a pole em Melbourne (Foto: Getty Images)
Vettel deve ter problemas para se adaptar aos atípicos problemas (em comparação com as últimas temporadas) da RBR.

No intervalo entre o Q2 e o Q3, choveu bastante em Melbourne, o que deixou a pista ainda mais molhada para a parte final da qualificação. Só foi possível sair com pneus de chuva, que deram a liderança a Mercedes. Com o passar do tempo, a pista foi melhorando e um dilema surgiu: arriscar o pneu intermediário ou manter o pneu de chuva. Com menos de 5 minutos para o final, a maioria dos carros parou, alguns esperaram para sair, sendo os últimos a completarem volta e pegarem a pista mais limpa e rápida. Massa colocou pneus intermediários e foi o primeiro a sair. A resposta tinha sido encontrada, eram melhores os pneus para chuva, pois o brasileiro sequer melhorou seu tempo. Com isso, quem ainda podia mudou os compostos, e o final foi eletrizante. Nos últimos instantes, Rosberg detinha a volta mais rápida, mas para delírio da torcida, o piloto da casa, Daniel Ricciardo tomou a pole a poucos segundos do fim. Era o começo perfeito, estreia na equipe, que vinha de má fase, superando o atual companheiro e campeão do mundo em casa, porém, Hamilton diminuiu um pouco o feito de Ricciardo, tirando a pole do australiano, que mesmo assim sai como destaque, terminando 11 posições a frente de Vettel com uma RBR que poucos apostavam passar do Q2. Felipe Massa teve dificuldades na pista e na estratégia e terminou a qualificação apenas na 9ª posição. Confira abaixo o grid de largada para o GP da Austrália:

1. Lewis Hamilton (Mercedes): 1m44s231
2. Daniel Ricciardo (RBR-Renault): 1m44s548
3. Nico Rosberg (Mercedes-Mercedes): 1m44s595
4. Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes): 1m45s745
5. Fernando Alonso (Ferrari-Ferrari): 1m45s819
6. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari): 1m45s864
7. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes): 1m46s030
8. Daniil Kvyat (STR-Ferrari): 1m47s368
9. Felipe Massa (Williams-Mercedes): 1m48s079
10. Valtteri Bottas (Williams-Mercedes): 1m48s147*

Eliminados no Q2
11. Jenson Button (McLaren-Mercedes): 1m44s437
12. Kimi Raikkonen (Ferrari): 1m44s494
13. Sebastian Vettel (RBR-Renault): 1m44s668
14. Adrian Sutil (Sauber-Ferrari): 1m45s655
15. Kamui Kobayashi (Caterham-Renault): 1m45s867
16. Sergio Pérez (Force India-Mercedes): 1m47s293

Eliminados no Q1
17. Max Chilton (Marussia-Ferrari): 1m34s293
18. Jules Bianchi (Marussia-Ferrari): 1m34s794
19. Esteban Gutiérrez (Sauber-Ferrari): 1m35s117*
20. Marcus Ericsson (Caterham-Renault): 1m35s157
21. Romain Grosjean (Lotus-Renault): 1m36s993
22. Pastor Maldonado (Lotus-Renault): sem tempo


*Perde 5 posições na largada por substituição de peças.

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