domingo, 30 de março de 2014

Formula 1: GP da Malásia 2014

Muita expectativa para a 2ª corrida do ano na Malásia. Hamilton largando na frente, poderia vencer? Vettel e a RBR completariam a corrida nos pontos? A chuva, bagunçaria tudo outra vez? Esses eram alguns dos ingredientes para a primeira corrida asiática do ano.
Na largada, não havia chuva, porém várias nuvens negras rondavam o autódromo, deixando uma certa indefinição no ar. Hamilton, largou bem, mantendo a ponta, mas o destaque da largada foi o australiano Ricciardo, que pulou da 5ª para a 3ª posição, ultrapassando seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel. As Williams também largaram bem, e ambas já entravam na zona de pontuação antes do final da primeira volta. Pouco depois, Vettel retomou a posição de Ricciardo, enquanto isso, Magnussen e Räikkönen se estranhavam na luta pela 8ª posição. Até que, nas curvas 1 e 2, após uma tentativa frustrada de ultrapassagem do dinamarquês, Magnussen acabou tocando involuntariamente no pneu traseiro direito de Räikkönen, o que acabou resultando num pneu furado de Kimi e uma quebra de parte do bico de Kevin. Após investigação, os comissários da FIA puniram o dinamarquês com 5 seg. de stop/go, que foi cumprido apenas na segunda para do piloto.

Conforme a corrida foi evoluindo, foram aparecendo os primeiros abandonos: Jules Bianchi e Pastor Maldonado ficaram pelo caminho, Pérez sequer largou. Enquanto uns paravam, Hamilton seguia firme na liderença, com grande vantagem para o vice-líder e companheiro de equipe, Nico Rosberg. Felipe Massa era 9º, seguido pelo companheiro Bottas em 10º. Com mais ritmo, Bottas tentou uma ultrapassagem no brasileiro, irritado com a atitude do aompanheiro, Massa comunicou a equipe no rádio: "Você viu o que ele fez? Ele me tocou." Pouco depois, Massa finalmente ultrapassou o 8º colocado Magnussen, acalmando um pouco os ânimos exaltados.

Felipe Massa prova GP Malásia F1 (Foto: Reuters)
Felipe Massa se estranhou com companheiro Valtteri Bottas durante a corrida, "discussão" gerou polêmica.

A corrida seguiu tranquila, sem muitas mudanças na parte da frente do pelotão. Fora da zona de pontuação, Kobayashi se divertia ao batalhar por posições intermediárias, ora com Grosjean, ora com Räikkönen. Querendo ou não, o japonês é um piloto arrojado, que teria condições de estar numa equipe maior, e pelo menos, deve garantir nossa diversão (ou irritação, como foi na última corrida) durante a temporada.

Ricciardo fazia uma boa corrida, consistente, batalhava pelo 4º lugar com Alonso, até o 3º pit stop, foi onde começou a maré cheia de azar do australiano. Os mecânicos da RBR não fixaram corretamente a roda dianteira esquerda, e o piloto foi liberado com a mesma solta, assim como aconteceu com Webber ano passado. Percebendo a falha, Ricciardo parou ainda perto dos boxes, mas mesmo assim, o trabalho foi lento até que o australiano voltasse a pista. O incidente ficou sob investigação. Duas voltas depois, o bico do carro de Daniel estranhamente "caiu", o que fez com que o mesmo raspasse no pneu dianteiro, fazendo o australiano voltar ao pit para o conserto. Pouco depois, o australiano já estava uma volta atrás dos líderes, quando veio a gota da água, Ricciardo foi punido com um stop/go de 10 seg. pelo incidente nos boxes, o resultado de tudo isso foi o abandono do australiano, que agora contabiliza 2 corridas pela RBR, sendo que em nenhuma delas Ricciardo foi qualificado.

Se aproximando o final da prova, gotas caíram em Sepang, mas a tão aguardada chuva não apareceu. Hamilton seguiu líder durante toda a prova, seguido de seu companheiro Rosberg. Nico Hülkenberg, mais uma vez, foi impecável na pista, chegou a liderar a prova por poucos instantes, e a poucas voltas do fim proporcionou um duelo com Fernando Alonso. Com mais carro e mais pneu, Alonso saiu vitorioso e levou a quarta posição, mas o alemão cumpriu com excelência sua estratégia, ganhou duas posições em relação a largada e terminou num honroso 5º lugar.

Com menos de 3 voltas para o final, voltamos a rivalidade caseira na Williams, Bottas se aproximou de Massa, e a equipe Williams permitiu a briga entre os dois, mas pediu para manterem o respeito entre ambos, priorizando a posição da equipe no GP. Bottas ensaiou algumas tentativas de ultrapassagem, mas com pouco tempo, o finlandês não teve sucesso e acabou atrás do brasileiro.

E acabou assim, com dobradinha da Mercedes e Vettel completando o pódio, demonstrando que os austríacos da RBR podem brigar por vitórias num futuro não tão distante. Rosberg lidera o mundial de pilotos com 43 pontos, seguido de Hamilton com 25 e Alonso com 24. A Mercedes lidera o mundial de construtores com 68 pontos, seguida pela McLaren com 43 pontos e pela Ferrari, com 30 pontos.

Hamilton comemoração pódio GP Malásia F1 (Foto: AFP)
Hamilton comemora sua primeira vitória na Malásia.

O destaque positivo da prova foi a RBR, mais precisamente, Adrian Newey. O projetista da equipe austríaca ajudou muito na evolução dos carros taurinos, que poderiam ter terminado atrás apenas das Mercedes (que se mostra como a melhor equipe nesse início de temporada) se não fosse a falha no pit stop de Ricciardo.
O destaque negativo é a declaração de Felipe Massa durante a corrida, após a primeira briga por posição entre os pilotos da Williams. Não defendo jogo de equipe, exceto em decisão de título, se a Williams não deu ordem para Bottas não ultrapassar, ele deve tentar a ultrapassagem, e para isso precisa arriscar. Além disso, ficou claro que o finlandês não jogou sujo com o brasileiro. Na minha opinião, alguém que já sofreu tanto com jogo de equipe, deve se colocar no lugar do companheiro que vem atrás, principalmente por já passar por esta experiência. Bottas é um excelente piloto, e não deve ser rebaixado a categoria de "piloto-escudo" logo em sua segunda temporada na F1.

Confira abaixo a classificação oficial do GP da Malásia 2014:

1) Lewis Hamilton - (ING/Mercedes) - 1m40m25s974
2) Nico Rosberg - (ALE/Mercedes) + 17s313
3) Sebastian Vettel - (ALE/RBR-Renault)  + 24s534
4) Fernando Alonso - (ESP/Ferrari) + 35s992
5) Nico Hulkenberg - (ALE/Force India-Mercedes) + 47s199
6) Jenson Button - (McLaren-Mercedes) + 1m23s691
7) Felipe Massa - (BRA/Williams-Mercedes) + 1m25s076
8) Valtteri Bottas - (FIN/Williams-Mercedes) + 1m25s537
9) Kevin Magnussen - (DIN/McLaren-Mercedes) + 1 volta
10) Daniil Kvyat - (RUS/STR-Renault) + 1 volta
11) Romain Grosjean - (FRA/Lotus-Renault) + 1 volta
12) Kimi Raikkonen - (FIN/Ferrari) + 1 volta
13) Kamui Kobayashi - (JAP/Caterham-Renault) + 1 volta
14) Marcus Ericsson - (SUE/Caterham-Renault) + 2 voltas
15) Max Chilton - (ING/Marussia-Ferrari) + 2 voltas

Abandonaram:
Daniel Ricciardo - (AUS/RBR-Renault) 49 voltas
Esteban Gutiérrez - (MEX/Sauber-Ferrari) 35 voltas
Adrian Sutil - (ALE/Sauber-Ferrari) 32 voltas
Jean-Eric Vergne - (FRA/STR-Renault) 18 voltas
Jules Bianchi - FRA/Marussia-Ferrari) 8 voltas
Pastor Maldonado - (VEN/Lotus-Renault) 7 voltas
Sergio Pérez -(MEX/Force India-Mercedes) nenhuma volta


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário