terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Jovens Promessas do Futebol Mundial (Parte 1)

Inspirado em uma matéria aqui do blog sobre Jesé Rodríguez que foi a que teve mais acessos em 2014, resolvi fazer a série "Jovens Promessas do Futebol Mundial", ela será dividida em várias partes, cada contendo 5 jogadores, os jogadores terão no máximo 20 anos de idade.

  • Julian Draxler (Alemanha/ Schalke 04);                                                                              
Draxler estreou com a camisa do Schalke  contra o Hamburgo, dia 15 de janeiro de 2011. Entrou na história por ser o quarto jogador mais jovem a jogar na Bundesliga. Na época, tinha 17 anos. Dez dias depois marcou seu primeiro gol como profissional, após entrar na prorrogação da partida contra o Nuremberg, pela Copa da Alemanha, ele marcou nos minutos finais, garantindo o avanço do clube que viria a se sagrar campeão. Julian Draxler tem no currículo a Copa da Alemanha 2010-11 e a Super Copa da Alemanha 2011. Draxler tem 24 gols em 82 jogos pelo Schalke e na seleção tem apenas 1 gol em 8 jogos. 


  • Jean-Marie Dongou (Camarões/ Barcelona B);
Novo Eto'o? Dongou de apenas 18 anos é atleta do Barcelona B, e pelos torcedores é apontado como goleador do futuro e substituto de Messi. 
Dongou faz parte da base do Barça desde 2008, estreou pelo Barcelona B em 2012 e no Barcelona estreou na pré temporada de 2013 em uma partida contra o Valerenga dia 27 de julho, dois dias depois foi convocado pra seleção de Camarões principal pela primeira vez. Dongou tem 8 gols em 43 jogos no Barça B e tem 3 gols em 3 jogos pelo Barcelona.


  • Adnan Januzaj (Bélgica/ Manchester United);

Descoberto nas categorias de base do Anderlecht, Januzaj foi contratado pelo Manchester United em 2011, quando tinha 16 anos.
No final da temporada 2012–13, Sir Alex Ferguson, então técnico dos "Red Devils", inscreveu o jovem jogador com o número 44, colocando-o no banco de reservas no jogo contra o West Bromwich, último de sua longa trajetória no comando técnico do United. No entanto, Januzaj não entrou em campo. Teve ainda bom desempenho na pré-temporada, no qual deu uma assistência para o único gol dos ingleses no amistoso contra o Sevilla.
Sua estreia oficial foi em 11 de agosto de 2013, na decisão da Supercopa da Inglaterra contra o Wigan, entrando no lugar de van Persie. Na Premier League, estreou contra o Crystal Palace, substituindo Young. Januzaj marcou seus primeiros gols como profissional em 5 de outubro, contra o Sunderland. No Manchester United é tido como a grande promessa, sendo que os adeptos já o "baptizaram" de Geniuzaj.

  • Memphis Depay (Holanda/ PSV);

Em 2011 Depay estava sendo julgado por primeira equipa do clube quando jogava pelo Jong PSV, a equipe reserva do PSVEle apareceu no final de KNVB Beker em 08 de abril de 2012 com o técnico interino Phillip Cocu, e foi oficialmente pra equipe principal no dia seguinte. Ele jogou oito partidas e marcou três gols em sua temporada de estréia.
Na temporada seguinte, com Dick Advocaat como treinador do PSV, Depay tornou-se mais importante para a equipe, aparecendo em vinte jogos do campeonato. 
Para a temporada 2013-14, Phillip Cocu foi atribuído treinador. Em uma equipe jovem, Depay garantiu-se como titular desde o início da temporada.
  • Marquinhos (Brasil/ Paris Saint Germain)
Marquinhos começou a carreira no juvenil do Corinthians, e em 2011 foi campeão brasileiro. No começo de 2012 voltou ao juvenil para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em que o Corinthians se tornou campeão e ele foi um dos destaques. Depois da conquista voltou ao time principal e entrou na lista da Libertadores no lugar de Adriano, o Corinthians acabou campeão do torneio. Marquinhos, como é chamado é considerado por muitos um dos melhores zagueiros jovens do Brasil, sendo convocado na lista reserva do time das Olimpíada de Londres.

No dia 18 de janeiro de 2013, Marquinhos não voltará ao Corinthians, o Timão recebeu cerca de 8,2 milhões de reais pela venda de 50% do passe de Marquinhos ao Roma. Na Itália, o desempenho de Marquinhos foi impressionante. Apesar da pouca experiência, ele se adaptou muito rapidamente ao futebol do país e logo se tornou titular indiscutível da Roma. Sua categoria para sair da defesa com a bola nos pés foi a qualidade que mais chamou a atenção dos italianos.

Foi apresentado oficialmente como jogador do Paris Saint Germai seu primeiro gol pelo clube na goleada por 4 a 1 contra o Olympiakos partida válida pela fase de n em 19 de julho de 2013 para um contrato de cinco anos, e utilizará o uniforme de número 5. O valor da transação do PSG com a Roma girou em torno de 31,4 milhões de euros. Logo em sua estreia marcougrupos da Liga dos Campeões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário