domingo, 16 de março de 2014

Formula 1: GP da Austrália

Após muita expectativa, foi dada a largada para a temporada 2014 da Formula 1 em Melbourne, Austrália. Ao contrário de algumas previsões, a chuva não passou nem perto de Albert Park, mais um ingrediente para nós, brasileiros, acreditarmos numa excelente corrida de Felipe Massa.
Antes mesmo da corrida começar, a Marussia, uma das nanicas da F1, teve problemas em seus 2 carros, Chilton sequer fez a volta de apresentação, e Jules Bianchi enguiçou na hora da largada. Ambos se juntaram a Grosjean, que teve que largar do pit, formando uma incomum largada tripla nos boxes. Ainda na volta de aquecimento, Hamilton e Vettel reclamaram de falta de potência no motor, ambos os engenheiros acalmaram os pilotos e avisaram que isso era normal. Enfim a largada, chegou, pilotos alinhados, começou a temporada 2014!
Rapidamente, Rosberg pula para a ponta, Hamilton e Vettel não largam bem e perdem posições. Felipe Massa fez uma largada limpa, sem qualquer tipo de toque, Kobayashi não. O piloto japonês, em sua reestreia na F1, freiou muito tarde, travou os pneus e acertou o brasileiro, fim de corrida para ambos.
Hamilton estava lento e acabara de ser ultrapassado pelo estreante Kevin Magnussen (que faria grande corrida pela McLaren), já estava em 4º quando a equipe o avisou, Hamilton precisava abandonar a corrida. O inglês ainda tentou continuar, mas continuava sem potência nas retas. Fim melancólico na primeira corrida do ano. Pouco depois, Vettel seguiu o caminho dos boxes e retirou sua RBR da disputa. A essa altura, apenas 18 carros seguiam na prova.

Nico Rosberg MErcedes gp da Austrália (Foto: Agência Reuters)
Rosberg fez excelente largada e logo se isolou na liderança.

Bottas, que largou na 15ª posição, vinha abrindo caminho e mostrando todo o potencial da Williams (lembrando em alguns momentos, a RBR do ano passado), porém, num descuido ao tentar tomar a posição do espanhol Fernando Alonso, Bottas tocou no muro, furando o pneu traseiro direito. Seria a segunda Williams a abandonar a prova? Bottas chegou aos boxes e voltou na 15ª posição, mas foi beneficiado pelo Safety Car provocado por ele mesmo, quando deixou o pneu e parte da roda espalhados na pista.
A corrida seguia normal, até mais problemas mecânicos aparecerem. Pastor Maldonado foi obrigado a parar sua Lotus na volta 29, 14 voltas depois, foi a vez de Romain Grosjean, que vinha evoluindo juntamente com o carro no final do ano passado, sair da corrida.Além da má dase dentro das pistas, a Lotus ainda sofre com dívidas, principalmente com seu ex-piloto, Kimi Räikkönen. Pelo jeito, a Venezuela ainda precisa de muitos barris de petróleo para melhorar a situação de seu piloto e da atual equipe.
Enquanto Rosberg permanecia tranquilo na liderança, Bottas reescalava o pelotão, e já chegava a zona de pontuação, mostrando realmente a força da Williams. Mas, será que o time manterá o nível durante a temporada? Ainda é cedo para dizer, mas não será fácil, afinal, os adversários ainda estão aprendendo a lidar com o novo regulamento, já a Williams começou o projeto de desenvolvimento do carro muito antes dos concorrentes. E na chuva? A Williams mostrou não andar bem no molhado e o próximo GP será o da Malásia, caracterizado pelos fortes temporais na hora da corrida. O jeito é esperar pra ver, mas sem muita expectativa de sucesso.
Já na parte final do GP, tivemos uma briga entre novatos, Daniel Ricciardo, estreante pela RBR, e Kevin Magnussen, estreante na categoria, ambos duelaram pela 2ª posição, mas o dinamarquês foi obrigado a poupar combustível, deixando o australiano mais folgado na vice-liderança.

Os destaques do GP foram muitos:
Daniel Ricciardo chegou pela primeira vez ao pódio, em sua estreia na equipe e se tornou o segundo australiano da história a pontuar em casa!
Kevin Magnussen fez uma corrida excepcional, devolvendo a McLaren ao pódio logo na sua estreia na categoria.
Valtteri Bottas fazendo uma corrida com várias recuperações e terminando numa incrível 6ª posição, tornando-se o piloto com mais posições de avanço na corrida.
Nico Hülkenberg fez uma corrida muito consistente (o que já é normal) andando sempre na frente e marcando os primeiros pontinhos da Force India
Daniil Kvyat, o piloto mais jovem da F1 marcou seu primeiro ponto também na estreia na categoria (a exemplo de Magnussen. Kvyat é o primeiro russo na F1 depois de Petrov abandonar a categoria em 2012.

Se os destaques foram muitos, as decepções também. Lewis Hamilton e sua Mercedes pararam na volta 2. O inglês era grande candidato a vitória na Austrália. Vettel provou que a RBR ainda engatinha na evolução do carro, e que o alemão, que ficou mal acostumado nas últimas temporadas, terá trabalho este ano. O que falar da Lotus, o carro, além de lento, não conseguiu ser mais rápido que as nanicas no treino, não completou a prova, e a equipe ainda sofre com problemas financeiros. A Lotus, desde já, é candidata a decepção do ano.


Lotus tem difícil começo na temporada.

Após a primeira corrida do ano, ainda é difícil explicar certas coisas: por que tanta oscilação entre os carros de Mercedes e RBR? A Williams, pode ser considerada uma equipe de ponta? E a RBR: se Vettel tiver resultados inferiores a Ricciardo, perderá o posto de primeiro piloto? Todas essas dúvidas serão sanadas no decorrer da temporada. No dia 30/03, na Malásia, talvez algumas delas sejam retiradas da lista, outras acrescentadas, o certo é que, mais uma vez, teremos uma excepcional corrida de Formula 1.

Confira a classificação completa do GP da Austrália de Formula 1 2014:

1. Nico Rosberg (Mercedes): 1h32m58s710
2. Daniel Ricciardo (RBR-Renault): +24s525 
3. Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes): +26s777 
4. Jenson Button (McLaren-Mercedes): +30s027 
5. Fernando Alonso (Ferrari): +35s284 
6. Valtteri Bottas (Williams-Mercedes): +47s639 
7. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes): +50s718 
8. Kimi Raikkonen (Ferrari): +57s675 
9. Jean-Eric Vergne (STR-Renault): +1m00s441 
10. Daniil Kvyat (STR-Renault): +1m03s585 
11. Sergio Perez (Force India-Mercedes): +1m25s916 
12. Adrian Sutil (Sauber-Ferrari): +1 volta
13. Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari): +1 volta
14. Max Chilton (Marussia-Ferrari): +2 voltas
15. Jules Bianchi (Marussia-Ferrari): +8 voltas

Não completaram:

Romain Grosjean (Lotus-Renault): 43 voltas
Pastor Maldonado (Lotus-Renault): 29 voltas
Marcus Ericsson (Caterham-Renault): 27 voltas  
Sebastian Vettel (RBR-Renault): 3 voltas
Lewis Hamilton (Mercedes): 2 voltas
Kamui Kobayashi (Caterham-Renault): nenhuma volta
Felipe Massa (Williams-Mercedes): nenhuma volta 


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