domingo, 15 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014: Suíça derrota o Equador no apagar das luzes em Brasília


Integrantes de um grupo acessível, Suíça e Equador tinham pela frente um duelo que poderia decidir a segunda vaga no grupo, isso porque apesar de não ser cabeça-de chave, a França é franca favorita a primeira colocação do grupo.

Um jogo morno nos primeiros minutos, com o Equador abusando dos lançamentos longos em direção a Felipe Caicedo. Já a Suíça tinha como único recurso as investidas pelo seu forte lado direito com  Stefan Lichtsteiner. Só aos 12 minutos veio o primeiro remate, quando o camisa 10 suíço, Granit Xhaka, arriscou de média distância, com a bola passando ao lado da trave direita do goleiro Alexander Domínguez. Pouco depois a Suíça voltou a assustar em outras duas oportunidades, na primeira, Valon Behrami cabeceou nas mãos do goleiro, na segunda, Xherdan Shaqiri saiu da ponta, limpou a marcação cortando para o meio e finalizou, só que fraco, no centro, pra defesa fácil de Domínguez.

Antes da primeira meia hora de jogo, o veloz Jefferson Montero partiu pra cima de Lichtsteiner e sofreu falta, na cobrança Walter Ayowí colocou a bola na cabeça de Enner Valencia, que subiu sozinho e testou pra baixo, como manda o figurino, pra abrir o placar. Desde o gol só a Suíça atacava, e o Equador buscava marcar o segundo na base do contra-ataque. Sem conseguir se infiltrar na defesa equatoriana, a Suíça seguia rematando de fora da área ou tentado marcar em uma jogada aérea na bola parada, com os volantes Gökhan Inler e Behrami obrigando o goleiro do equador a trabalhar. E dessa forma terminou a primeira etapa. Suíça 0x1 Equador.

A Suíça voltou do intervalo com uma mudança, Admir Mehmedi no lugar de Valentin Stocker, e essa mexida surtiu efeito logo aos 2 minutos, quando em jogada muito semelhante ao gol equatoriano, um escanteio foi cobrado por Ricardo Rodríguez, e já dentro da pequena área Mehmedi cabeceou pra igualar o marcador. Nos minutos que se seguiram o Equador tomou as rédeas da partida, criando seguidas oportunidades com a dupla Montero e Enner Valencia. A Suíça voltou a assustar em um lance que houve gol mal anulado de Josip Drmic. Em outra ocasião Shaqiri invadiu a área e chutou forte na rede, só que pelo lado de fora. Com um jogo muito mais aberto na segunda etapa, Domínguez e Diego Benaglio estiveram ativos durante boa parte do tempo.

Já nos acréscimos, Antonio Valencia avançou em velocidade pelo flanco direito e tocou pelo meio para Michael Arroyo, que dominou mas demorou a finalizar e foi desarmado, a Suíça então saiu rápido no contra-golpe com Behrami, a bola foi aberta na esquerda com Rodríguez que cruzou forte e rasteiro pelo meio, Haris Seferovic antecipou os dois zagueiros pra marcar e por números finais ao confronto. Suíça 2x1 Equador.

A Suíça fez jus a condição de cabeça-de-chave ao estrear derrotando o Equador, nesse, que como em praticamente todos os jogos da fase de grupos, era um jogo de 6 pontos, e agora tem pela frente a França, sabendo que um empate pode ser bom resultado. O Equador sabe que sua tarefa agora é ainda mais complicada, terá que pontuar contra França se quiser sonhar em passar de fase.



FICHA TÉCNICA:

Suíça: Benaglio; Lichtsteiner, Djourou, Von Bergen e Rodríguez; Inler, Behrami, Xhaka, Stocker (Mehmedi, 46') e Shaqiri; Drmic (Seferovic, 74'). Técnico: Ottmar Hitzfeld.

Equador: Domínguez; Paredes, Guagua, Erazo e Ayowí; Gruezo, Noboa, Antonio Valencia e Montero (Rojas, 75'); Enner Valencia e Caicedo (Arroyo, 69'). Técnico: Reinaldo Rueda.

Gols: Mehmedi (47'), Seferovic (92'); Enner Valencia (21').
Cartões: Djourou (83'); Paredes (52').

Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília-DF.
Arbitro: Ravshan Irmatov
Público: 68351

Nenhum comentário:

Postar um comentário