sexta-feira, 13 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014: Em atuação soberba, Holanda goleia atuais campeões


No que, teoricamente, seria o melhor jogo da fase de grupos, Espanha e Holanda reeditaram a última final da Copa do Mundo, e fizeram valer a expectativa que cercava esta partida, com um jogo repleto de gols e movimentado desde o início até o último instante.

As duas equipes começaram, como de costume, se estudando, até que aos 7 minutos, após belo passe para Wesley Sneijder, o meia saiu de frente pra Iker Casillas e finalizou em cima do goleiro espanhol, o que podemos considerar o primeiro indício de que os holandeses não se contentariam em assistir os espanhóis trocarem passes durante a maior parte do tempo. Em seguida, foi a vez da Espanha responder, com chute de Andrés Iniesta que saiu demasiadamente alto.

Antes dos 20, Diego Costa – vaiado sempre que tocava na bola - teve duas oportunidades, mas em ambas, não conseguiu finalizar como queria. Com espaços nas costas do lateral holandês Daryl Janmaat, a bola era lançada com freqüência na ponta esquerda, foi quando em um desses, um pênalti duvidoso foi assinalado sobre o atacante hispano-brasileiro, e então, com toda frieza, o volante Xabi Alonso assumiu a responsabilidade e bateu firme no canto direito de Jasper Cillessen pra abrir o placar.

A partir dos 30 a Holanda começou a dominar o jogo, mas aconteciam seguidos impedimentos do ataque holandês. Já no final da primeira etapa, depois de arrancada seguida de espetacular enfiada de bola do maestro Iniesta, o meia David Silva saiu na cara do goleiro e tentou rematar de cobertura, mas no reflexo, Cillessen desviou pra escanteio. No minuto seguinte, veio a resposta holandesa, quando com lançamento que mais parecia um passe, o ala esquerdo Daley Blind encontrou Robin Van Persie que cabeceou com perfeição pra encobrir o capitão espanhol e igualar o marcador antes do intervalo. O primeiro tempo acabou então com o placar de 1 a 1.

O segundo tempo começou debaixo de chuva, e aproveitando o gramado molhado, Iniesta arriscou de média distância quase complicando o goleiro holandês. Pouco depois, Daley Blind voltou a aparecer, aproveitando a fraca atuação de César Azpilicueta pra cruzar na medida pra Arjen Robben, que dominou, posicionou o corpo, e por capricho, driblou e deixou na saudade Gerard Piqué antes de finalizar, ainda contou com um leve desvio em Sergio Ramos pra balançar as redes espanholas e virar o jogo.

Vicente Del Bosque tentou reverter a situação colocando Fernando Torres e Pedro no jogo, o que não surtiu efeito, muito pelo contrário, a Holanda foi quem chegou ao terceiro gol, quando após falta cobrada por Sneijder, Van Persie dificultou a saída de Casillas - possivelmente faltosamente – e a bola chegou ao zagueiro Stefan de Vrij que cabeceou no canto baixo e aumentou a vantagem para 3 a 1 a favor da Holanda. E não parou por aí, mas antes do quarto, Van Persie acertou o travessão em finalização dificílima com a perna direita, o que poderia ter resultado em hattrick para o atacante do Manchester United, já que posteriormente, após pixotada de Casillas, que dominou mal o recuo, e entregou de bandeja para o camisa 9 holandês, que não perdoou, e de carrinho fez o segundo no jogo e transformou em goleada o duelo.

No quinto, pra coroar a atuação de gala de Robben, e como um todo, da Nova Laranja Mecânica, ele disparou de antes do meio-de-campo, ganhando na velocidade de Sergio Ramos, e com toque de crueldade, ainda driblou Casillas antes de sacramentar a vitória neerlandesa. Final de jogo, Espanha 1x5 Holanda.

Foi uma vitória maiúscula dos comandados de Louis Van Gaal, que além de adquirirem moral e respeito diante de seus futuros adversários, vê agora a classificação muito provável, enfrentando na próxima rodada a Austrália. A Espanha, por sua vez, terá um duelo de vida ou morte contra o Chile, não podendo mais perder pontos no grupo.

FICHA TÉCNICA:
Espanha: Casillas; Azpilicueta, Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Xabi Alonso (Pedro, 63'), Sergio Busquets, Xavi, David Silva (Fàbregas, 78') e Iniesta; Diego Costa (Torres, 63'). Técnico: Vicente Del Bosque.
Holanda: Cillessen; De Vrij (Veltman, 77'), Vlaar e Martins Indi; Janmaat, De Guzmán (Wijnaldum, 62'), De Jong e Blind; Robben, Sneijder e Van Persie (Lens, 79'). Técnico: Louis Van Gaal.

Gols: Xabi Alonso (27'). Van Persie 2x (44';72'), Robben 2x (53';80'); De Vrij (62').
Cartões: Casillas (65'). De Guzmán (25'), De Vrij (41'), Van Persie (66').

Local: Arena Fonte Nova
Arbitro: Nicola Rizzoli
Público: 48173



Nenhum comentário:

Postar um comentário