domingo, 22 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014: Estados Unidos x Portugal


Em jogo válido pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo, os Estados Unidos enfrentaram a seleção de Portugal, na Arena Amazônia. A partida acabou 2 a 2, com destaque para o gol no último minuto de Varela, dando esperanças para o time português. Na próxima rodada, os US Soccer encara a Alemanha na quinta (26). Os portugueses enfrentam Gana no mesmo dia e horário, às 13h.

As duas equipes vinham com desfalques, os portugueses em maior número. Suspenso estava Pepe, que deu uma cabeçada em Müller no primeiro jogo. Rui Patrício, Fábio Coentrão e Hugo Almeida estão machucados. A defesa acabou por ser quase toda mudada, além de Cristiano Ronaldo e Bruno Alves que jogaram no sacrifício. No US Team, Altidore foi desfalque, o atacante sentiu um problema na coxa contra Gana e deu lugar a Zusi, surpresa na escalação, já que, todos esperavam que o jovem Johannsson iniciasse entre os onze. Dempsey mesmo com uma fratura no nariz e com um corte abaixo do olho foi para o jogo.

A grande esperança de gols do Men’s National Team era Dempsey, o capitão jogou mais adiantado, apoiado por uma linha de três com Zusi, Bedoya e Bradley. Portugal manteve seu esquema com dois homens abertos e um atacante na referência, Éder fez esse papel na maior parte do jogo.

Cameron falha, Nani marca e os Estados Unidos pressionam

O jogo começou muito preso na meia cancha, os dois times erravam muitos passes. A partir dos quatro minutos, Portugal passou a cadenciar o jogo e achou um gol. André Almeida foi à linha de fundo, rolou para trás e Veloso cruzou para área, Cameron falhou, a bola sobrou para Nani que com tranquilidade esperou Howard cair e chutou no alto, abrindo o placar. O gol deu animo ao time europeu, a equipe cresceu em campo, abafando os americanos. Os Estados Unidos responderam com Johnson, o lateral foi ao fundo, puxou para o meio e chutou em cima da marcação.



Os dois laterais subiam bastante, Beasley pela esquerda e Johnson pela direita, Beckerman era o volante que ficava mais na defesa fazendo a proteção. Dempsey levou perigo em uma cobrança de falta, a bola passou por cima da meta. A torcida portuguesa ficou ainda mais preocupada quando Hélder Postiga saiu e Éder entrou com apenas 16 minutos. Dempsey recebeu em velocidade, arrancou pela direita e chutou, Beto rebateu para fora. A equipe americana não se encontrava em campo, muitos erros e jogadas precipitadas. Bradley recebeu na intermediaria e chutou por cima. Os Lusitanos deixavam o tempo rolar.

Dempsey fez boa jogada entre os defensores, no momento da conclusão foi travado. Portugal marcava pressão, mas com algumas dificuldades os EUA achavam espaços pelos lados, Johnson puxou para o meio, arriscou de longe e assustou a torcida portuguesa. Cristiano Ronaldo chutou forte de fora da área, Howard defendeu firme. Aos 39 minutos, o árbitro Nestor Pitana interrompeu o jogo com a parada técnica, os jogadores buscaram se reidratar.

Ronaldo disparou pela esquerda, o melhor do mundo tocou para Nani, o camisa 17 soltou o pé e Howard defendeu novamente. No lance seguinte, falta e Ronaldo mandou muito longe. No fim do primeiro tempo, Nani chutou, Howard acabou se atrapalhando, espalmou mal e a bola foi na trave, no rebote Éder chutou e o goleiro conseguiu se recuperar a tempo, fazendo boa defesa. 


Americanos viram, mas Varela empata no último minuto

O técnico português viu a liberdade de Fabian Johnson na primeira etapa e colocou William no lugar de André Almeida, assim, Veloso, ficou improvisado na lateral esquerda, reforçando a marcação. No começo da segunda etapa, Nani cruzou, Cameron não tirou, a bola rebateu em Besler e sobrou para Éder, o camisa 11 não aproveitou. Os EUA levaram perigo com Johnson novamente, ele foi a linha de fundo e chutou, Beto espalmou. Nesse momento do jogo a torcida americana apoiava. Aos nove minutos, uma grande oportunidade desperdiçada, Zusi enfiou na medida para Johnson, o lateral foi ao fundo e rolou para Bradley, o Lex Luthor chutou livre e Ricardo Costa tirou em cima da linha.



Portugal marcava no seu campo defensivo. A solução encontrada foram os chutes de fora da área, foi assim que os US Team chegou ao empate. Jones driblou Nani, chutou de longe, a bola foi no cantinho marcando um golaço. No lance seguinte Portugal levou perigo, Nani foi ao fundo, Meireles pegou a sobra e chutou forte, Howard. Vando a necessidade da vitória, Paulo Bento colocou Varela no ataque português. Klinsmann, colocou Yedlin na vaga do sumido Bedoya.

Portugal parecia desesperado, e não era para menos. Muitos cruzamentos na área americana. A virada veio com o dono do time, aquele que substitui Donovan no quesito liderança. Dempsey, de barriga, virou o jogo. Johnson cruzou, Bradley chutou e a bola acabou desviando, na sobra Zusi cruzou para o meio da área, a bola passou por Beto e Dempsey empurro de barriga para o gol. O capitão acabou substituído pouco depois, Wondolowski. Cristiano Ronaldo ainda tentou empatar, mas cabeceou para fora. No fim do jogo, Portugal buscava uma último suspiro. Cristiano Ronaldo cruzou e Varela empatou de cabeça no último minuto.



Ficha Técnica:

Estados Unidos: Howard; Johnson, Cameron, Besler, Beasley; Beckerman, Jones, Bradley, Zusi (Gonzales min. 90+1), Bedoya (Yedlin min. 72); Dempsey (Wondolowski min. 87).
Técnico: J. Klinsmann
Formação: 4-2-3-1

Portugal: Beto; Pereira, Ricardo C., Bruno Alves, André Almeirda (William, intervalo); Miguel Veloso, Moutinho, R. Meireles (Varela min. 69), Nani, Ronaldo; Hélder Postiga (Éder min. 16).
Técnico: Paulo Bento
Formação: 4-3-3

Gols: 1 a 0 (Nani min. 5), 1 a 1 (Jones min. 64), Dempsey (min. 81) 2 a 2 e Varela (min. 90+5).

Estádio: Arena Amazônia (Manaus)
Árbitro: N. Pitana (ARG)
Público: 

Cartões Amarelos: Jones (min. 75)

Nenhum comentário:

Postar um comentário