sexta-feira, 20 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014: Suíça x França



Nesta sexta-feira (20), se enfrentaram pelo Grupo E da Copa do Mundo, as seleções de Suíça e França na Arena Fonte Nova em Salvador, a partida terminou com sete gols em jogo movimentado e com domínio dos bleus, e a vitória foi da seleção de Didier Deschamps por 5 a 2, com gols de Giroud, Matuidi, Valbuena, Sissoko e Benzema para equipe francesa, já os gols do time suíço foram de Džemaili e Xhaka.

Com o resultado, a França está próximo da sua classificação no Grupo E. Se empatar contra o Equador, no próximo dia (25/06), no Rio de Janeiro no Estádio New Maracanan, garante aos Bleus a primeira posição no grupo. A Suíça, apesar da derrota, ainda tem chances de classificação e poderá se recuperar diante de Honduras, no mesmo dia, na Arena Amazônia em Manaus.


Franceses avassaladores e Benzema perde um pênalti:

O primeiro lance da partida não foi uma grande jogada, mas o ferimento na cabeça do defensor Von Bergen, aos sete minutos. Numa disputa de bola com Giroud, o zagueiro levou a pior e saiu do jogo sangrando muito. Foi substituído por Senderos. O dono da defesa suíça fez falta. Benzema e companhia fizeram a festa na seleção que, nas últimas copas, mostrou defesas sólidas. 

Os franceses dominaram, depois de dos quinze minutos, Giroud subiu mais que os defensores adversários e cabeceou para o gol de Benaglio, que não conseguiu alcançar. A equipe Suíça mal teve tempo de se recompor pelo gol perdido. Dois minutos depois Matuidi aproveitou mal a saída errada do time rival, e invadiu a área com a bola dominada e fuzilou no canto, sem chance de defesa.

Equipe Francesa comemorando um dos gols Foto: Reprodução/ Getty Images


Ainda parecia que a Suíça teria poder de reação. Aos vinte e seis minutos, Xhaka chegou a balançar para a Suíça, mas a arbitragem marcou o impedimento. Dois minutos depois, o atacante Mehmedi chutou rasteiro da entrada da área para a defesa de Lloris deu rebote, mas Shaqiri bateu para fora, rente à trave esquerda.

No entanto, a zaga suíça se complicou. Benzema dominou a bola na área, em direção à linha de fundo. Mesmo sem grande perigo no lance, o zagueiro Djourou fez a falta na grande área. Na cobrança do pênalti, Benzema bateu a meia altura, para a defesa de Benaglio. No rebote, Cabaye chutou no travessão.

O pênalti perdido não abalou a moral do time francês, que puxou contra-ataque matador. Giroud recebeu na esquerda, avançou sem marcação e cruzou na medida para o pequeninho Valbuena, que empurrou para dentro, aos trinta e nove minutos de partida. Logo após, o goleiro Benaglio ainda teve que praticar uma boa defesa em mais uma finalização do meia francês.


Blues decretam a vitória na segunda etapa:

A equipe Suíça continuou demonstrando valentia na etapa final. Sem aceitar o placar desfavorável, tentou agredir o adversário, mas encontrou dificuldades em furar a defesa francesa. Quando conseguiam espaço, finalizavam mal. Aos doze minutos, Džemaili bateu com perigo para o gol, mas a bola subiu demais. A resposta francesa veio dois minutos depois. Benzema chutou na entrada da área, a bola desviou na defesa e saiu.

Aos dezenove minutos, Mehmedi ficou cara a cara com o goleiro francês. Mortal nos contra-ataques, a seleção francesa chegou ao quarto gol aos vinte um minutos. Pogba, que tinha acabado de entrar na partida, em sua primeira jogada acertou um belo passe, que a defesa suíça furou e encontrou Benzema dentro da pequena área. O atacante do Real Madrid se esticou para vencer o goleiro suíço e marcar o quarto gol.

Benzema comemorando seu terceiro gol na Copa do Mundo, mesmo perdendo um penalti Foto: Reprodução/ Getty Images


Perplexa, a torcida suíça assistiu ao quinto gol francês, com Sissoko, aos vinte e sete minutos. A Suíça, que tinha conquistado uma vitória heroica contra o Equador, na rodada anterior, teve que tomar um remédio amargo.

Aos trinta e cinco minutos, o futebol corajoso dos Suíços foi recompensado. Em uma cobrança de falta de muito longe, Džemaili acertou o canto de Lloris que, traído pela barreira, chegou tarde demais na bola. O gol animou os suíços, que ainda fizeram mais um aos quarenta e um minutos. Inler fez bom lançamento, a linha de impedimento francesa não funcionou e Xhaka entrou livre na área para bater de primeira e fazer um belo gol.

Mas o jogo foi dos franceses. E o prejuízo só não foi maior para a Suíça porque o juiz apitou o final da partida no momento em que Benzema acertou um chute perfeito, de longe, para marcar o sexto gol. O artilheiro chegou a comemorar a torcida e o banco de reservas também, mas o árbitro confirmou que a partida já havia terminado.


Ficha Técnica:

Suíça: Benaglio; Lichtsteiner, Djourou, Von Bergen (Senderos Min. 9), R. Rodriguez; Behrami (Džemaili Min. 46), Inler, Xhaka; Shaqiri, Mehmedi, Seferovic (Drmic Min 69).
Técnico: Ottmar Hitzfeld

França: Lloris; Debuchy, Varane, Sakho (Koscielny Min. 66), Evra; Cabaye, Sissoko, Matuidi; Valbuena (Griezmann Min. 82), Benzema, Giroud (Pogba Min 63).
Técnico: Didier Deschamps

Gols: 0 – 1 Min. 17 Giroud, 0 – 2 Min. 18 Matuidi, 0 – 3 Min. 40 Valbuena, 0 – 4 Min, 67 Benzema, 0 – 5 Min. 73 Sissoko, 1 – 5 Min. 81 Džemaili, 2 – 3 Min. 87 G. Xhaka.
Estádio: Arena Fonte Nova/Salvador
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Cartão Amarelo: Cabaye (Min. 88)
Público: 51.003

Nenhum comentário:

Postar um comentário