quarta-feira, 18 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014: Espanha X Chile


Nesta quarta-feira (18), Chile e Espanha se encontraram no Maracanã em jogo que valia vaga antecipada para as oitavas. A partida acabou 2X0 para o Chile, resultado que classificou "La Roja" para a próxima fase, e que eliminou a atual campeã. Na próxima rodada, o Chile encara a Holanda em um jogo que decidirá a primeira colocação do grupo, já a Espanha enfrenta a Austrália em busca de ficar ao menos com o terceiro lugar.

Domínios divergentes e gol do Chile
O Chile começou melhor, criando mais chances e assustando mais. Já esperando o tic-taca espanhol, "La Roja" buscava trocar passes mais rapidamente e ser mais objetivo ao ataque. A Espanha, como sempre, tocava a bola mas fazia um péssimo início e não conseguia criar chances, a defesa chilena não dava trégua.

A melhor chance da Espanha veio aos 14', quando no erro do Chile, Diego Costa arrancou chutou mal, Iniesta ficou com a bola, após bate-rebate na área a bola sobrou pra Xabi Alonso que finalizou para boa defesa do goleiro Bravo.

Na melhor chance do Chile depois de um domínio espanhol. Aos 19', Alexis Sánchez aproveitou erro de Xabi Alonso, lançou para Aranguiz que tocou para Vargas que tira do Casillas e finaliza pro gol. Resultado que tirava a atual campeã da Copa e classificava o país sul-americano.

Chile amplia e complica para a Espanha
Na metade da primeira etapa, a Espanha estava tentando a qualquer custo produzir boas chances, mas a defesa chilena não dava espaço. Aos 27', a armação da fúria conseguiu encaixar uma bola para Diego Costa, e o atacante mandou na rede do lado de fora.


Com o tempo, o jogo ficava cada vez mais chato, a partida ficava marcada por faltas, sem grandes emoções, a Espanha estava sem vontade de vencer, faltava alguém pra fazer a diferença. Já o Chile estava segurando o resultado e tentando amplia-lo, resumindo, fazendo a sua obrigação. A coisa ficou ainda mais complicada pra fúria aos 42', quando Alexis cobrou falta perigosa e Casillas fez boa defesa, no rebote, Aranguiz, sem marcação, mandou pro fundo do gol.

O 1º tempo terminou em 2X0 para o Chile, resultado que tirava a atual campeã do mundo da Copa, a Espanha precisava mudar para o segundo tempo e reagir, e "La Roja" precisava apenas de jogar como estava jogando.

Domínio chileno, e tentativa de reação da Espanha
Na volta do intervalo, Del Bosque tirou um volante, e colocou o Koke, tentando deixar a seleção mais ofensiva, debaixo de vaias e de falta de esperança, Diego Costa recebe a bola aos 3', fica de cara com o goleiro, na hora da finalização, Isla se jogou na frente e mandou pra escanteio. Aos 7', em falta perigosíssima, Ramos bate em cima do goleiro que soca, Javi Martinez escora de cabeça, Diego Costa dá um bicicleta, e de frente pro gol, Busquetes mandou pra fora.

A Espanha buscava o jogo, a defesa fechada do Chile não dava chances para a fúria, o país sul-americano tinha a posse de bola e e tornava as chances espanholas cada vez mais raras, com um toque de bola rápido e em gritos de olé o Chile dominava a partida, já a Espanha era vaiada, continuava insistindo no tic-taca que não dava certo e não criava chances perigosas.

Já perto do fim, se via uma segunda etapa de um jogo chato, sem chances perigosas, sem a emoção que sobrou em outros jogos como Holanda X Austrália. Aos 40', Iniesta arriscou de longe e Bravo fez bela defesa. Aos 43', Cazorla bateu falta no canto, e Bravo foi lá buscar. Nos acréscimos, a Espanha continuava pressionando, mas era tarde demais.


A partida terminou em 2X0, resultado que eliminou a atual campeã da Copa do Mundo, e classificou o Chile e a Holanda. Decepcionante a participação da Espanha na Copa, agora os espanhóis têm que levantar a cabeça, ganhar pelo menos da Austrália, e se concentrar em classificar para a Euro 2016. Já o Chile segue firme na busca de sua primeira Copa do Mundo.

Ficha Técnica

Espanha: Casillas; Azpilicueta, Ramos, Javi Martínez, Alba; Busquetes, Xabi Alonso (Koke 46'), Pedro (Santi Cazorla 75'), David Silva, Iniesta; Diego Costa (Fernando Torres 63').
Técnico: Vicente Del Bosque.
Formação: 4-2-3-1

Chile: Bravo; Jara, Medel, Silva; Isla, Aranguiz (Felipe Gutierrez 19'), Díaz, Mena, Vidal (Carmona 87'); Vargas (Valdívia 84') e Alexis Sánchez.
Técnico: Jorge Sampaoli.
Formação: 3-5-2

Estádio: Maracanã (Rio de Janeiro/ Brasil)
Público: 74101
Árbitro: M. Geiger
Gols: Eduardo Vargas (20'), Charles Aránguiz (43')
Cartões Amarelos: Arturo Vidal (26'), Xabi Alonso (40'), Eugenio Mena (60')
Cartões Vermelhos: Não houve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário