quinta-feira, 26 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014: Portugal X Gana



Nesta quinta-feira (26), Portugal e Gana se encontraram no Mané Garrincha em jogo válido pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014. A seleção portuguesa venceu por 2X1, o que não foi o suficiente para passar para as oitavas. A Alemanha que venceu os EUA por 1X0 confirmou o primeiro lugar, e os Estados Unidos ficou com o segundo lugar.

As próximas fases serão assistidas pelas confederações pela tv, ninguém jogou o suficiente e nem mereceu estar nelas. E a maldição do melhor do mundo continua, um ano após o atleta ser eleito melhor do mundo ele não rende bem na copa, aconteceu isso com todos neste século.

Portugal melhor e chances de Ronaldo
O jogo começou bem, um jogo rápido e movimentado, a Gana se virando bem sem os indisciplinados Boateng e Muntari, e Portugal com sede da classificação, logo aos 5', Ronaldo percebeu Dauda adiantado e tentou por cobertura, a bola foi no travessão. Aos 11', Ronaldo foi o nome da segunda chance perigosa de Portugal, após João Moutinho sofrer falta, Ronaldo cobrou bem e Dauda defendeu.

Os portugueses estavam melhor, valorizando a bola no ataque e procurando criar grandes chances, mas a defesa de Gana complicava, a seleção africana não ficava tanto no ataque quanto os europeus, mas ainda assim tinha presença lá na frente. A melhor chance da primeira metade do primeiro tempo foi de Portugal, aos 18', após receber cruzamento direita de João Pereira, Ronaldo cabeceou bem e Dauda fez grande defesa, grande reflexo do goleiro ganês. No contra-ataque, um minuto depois, Asamoah Gyan ganhou dividida e finalizou pra boa defesa de Beto.

Jogo equilibrado e gol

Após a metade da primeira, se via uma Gana melhor, mais organizada, enquanto Portgual nervoso rifava as bolas. Só que aos 31', João Moutinho fez bela jogada, tocou pra Miguel Veloso que cruzou e Boye acabou desviando pra dentro, gol contra do zagueiro. O gol deu motivação e Portugal começou a impor seu jogo, tocava a bola com mais tranquilidade e tinha mais presença no ataque, já Gana não conseguia sair bem, sempre sendo desarmada por Willian Carvalho que fazia uma bola partida.



Portugal quando atacava jogava num 4-3-3, com Nani e Ronaldo abertos pelos lados, Éder centralizado e João Moutinho chegando e organizando as jogadas, quando defendia, Moutinho fechava na esquerda e Ronaldo e Éder ficavam lá na frente armando um 4-4-2, e os contra-ataques eram puxados por Ronaldo pelo centro ou por Nani na direita.

Gana se armava num 4-4-1-1 quando atacava, Waris e Gyan alternavam como 9 fixo enquanto o outro ficava um pouco atrás, Ayew e Atsu abriam pelos lados, quando defendia, os africanos jogavam num 4-4-2, só mudando que Waris e Gyan se isolavam na frente.

O primeiro tempo terminou em 1X0, resultado nem tão bom para Portugal que não se classificava porque Alemanha e EUA empatavam parcialmente. Um bom primeiro tempo onde os portugueses começaram melhor, e no momento em que Gana dominava, eles conseguiram o gol, dando motivação para a equipe e equilibrando o jogo.

Gana melhor e o gol
As equipes voltaram do intervalo num ritmo mais lento, sem a vontade de vencer esperada, as duas equipes valorizavam a pose de bola e não conseguiam criar chances perigosas, a chance mais perigosa do inicio da segunda etapa foi de Gana, quando Gyan limpou pra direita e bateu pra defesa nem tão difícil de Beto.

Num sopro de esperança, após Müller abrir o placar para a Alemanha, Gana foi pra cima, aos 57', Ayew fez bela jogada e tocou para Asamoah que foi a linha de fundo e cruzou de três dedos para Gyan que empatou a partida. Com o gol, Asamoah Gyan isolou-se como o maior artilheiro africano da história das copas.

Gol de Portugal e eliminação
O jogo ficava melhor pra Gana, que só precisava de um gol, e criava as melhores chances. Já Portugal precisava de uma goleada, fazia alterações ofensivas, mas não criava boas oportunidades. Com o tempo o jogo continuava empatado, as duas equipes desesperadas pelo gol e deixando o desespero, o nervosismo, a pressão afetar, alguns perdiam a cabeça, outros perdiam chances, erravam passes, que costumavam acertar.

Gana perdeu as esperanças aos 80', quando, Varela atrapalhou Dauda que tirou mal, a bola sobrou pra Ronaldo na marca do pênalti, e o camisa 7 não deixou barato e mandou pro fundo das redes. Gol nem muito bom pra Portugal e péssimo pra Gana.

Nos acréscimos, uma última gota de esperança, após cruzamento de Nani, Ronaldo desviou de pé esquerdo e a bola lambeu o travessão, depois cara a cara com o goleiro, Dauda pegou a finalização do camisa 7 português.


Ficha Técnica

PORTUGAL: Beto (Eduardo 88'); João Pereira (Varela 61'), Pepe, Bruno Alves, Miguel Veloso; William Carvalho, João Moutinho, Rúben Amorim; Cristiano Ronaldo, Nani e Éder (Vieirinha 69').
Técnico: Paulo Bento
Formação: 4-3-3

 GANA: Dauda; Afful, Boye, Mensah, Asamoah; Rabiu (Afriyie 75'), Badu, André Ayew (Wakaso 81'), Atsu; Asamoah Gyan; Waris (Jordan Ayew 70').
Técnico: Kwasi Appiah
Formação: 4-4-1-1

Estádio: Mané Garrincha (Brasília/ Brasil)
Público:
Árbitro: Nawaf Shukralla  
Gols: Boye (gol contra 31'), Gyan (57'), Ronaldo (80')
Cartões Amarelos: Afful (38'), Waris (55'), Jordan Ayew (78'), Moutinho (93')
Cartões Vermelhos: Não houve.




Nenhum comentário:

Postar um comentário