sábado, 28 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014 – Prévia: Costa Rica x Grécia



As seleções de Costa Rica e Grécia se enfrentam neste domingo (29), na Arena Pernambuco em Recife. É o confronto menos esperado de oitavas de final. Não que seja o jogo mais fraco dessa fase, afinal de contas, para se chegar à quarta partida de uma Copa do Mundo é preciso mostrar serviço nas outras três. Mas o fato verdadeiro que é ninguém apostava nas classificações de Grécia no Grupo C e principalmente da Costa Rica no complicado Grupo D, ainda mais na liderança e sem perder para nenhuma das três campeãs mundiais. 

A Grécia, que já surpreendeu o mundo há dez anos quando foi campeã da Eurocopa em 2004, e adota o mesmo estilo de jogo, com o time fechado, somente esperando o erro do adversário para dar o bote, assim como fez na partida da classificação histórica diante da favorita Costa do Marfim que tinha até mesmo o empate a favor dela. Estava em grupo equilibrado, mas que era cotada como a mais fraca entre Colômbia, Japão e Costa do Marfim e a estreia foi totalmente desastrosa com a goleada sofrida para os colombianos por 3 a 0. No segundo jogo só se defendeu para segurar o empate sem gols contra o Japão depois de ter um jogador expulso ainda na primeira etapa. Contra a Costa do Marfim conseguiu uma vitória aos trancos e barrancos, mas com muita emoção no último minuto de jogo.


Gregos esperam repetir novo feito neste mundial de 2014 Foto: Reprodução/Getty Images

Já a equipe da Costa Rica apresentou um futebol muito mais alegre e vistoso na competição, o que aumentou ainda mais com as expectativas de seu povo e das imprensas local e mundial a partir de agora. Uma virada com autoridade sobre a seleção do Uruguai, uma vitória madura diante da tradicionalíssima Itália e um bom empate sem gols jogando com uma equipe considerada reserva contra a seleção da Inglaterra. Justamente essa expectativa, vinda com a responsabilidade de atacar a Grécia que pode tonar a partida perigosa para os experientes costarriquenhos, pelo menos em termos de Copas do Mundo. O lado psicológico será fundamental para a continuidade desta seleção no mundial, mas eu sinceramente acredito no futebol e vejo a Costa Rica com mais potencial e possibilidades de vencer a partida. De qualquer maneira, o vencedor deste duelo fará história com uma inédita quartas de final na bagagem.

 Costa Rica foi uma das surpresas da primeira fase da Copa do Mundo Foto: Reprodução/Getty Images


Costa Rica: Navas, Umaña, González e Duarte; Gamboa, Tejeda, Celso Borges e Júnior Diaz; Ruíz, Campbell e Bolaños.
Técnico: Jorge Luís Pinto.

Grécia: Karnezis (Glykos), Torosidis, Manolas, Sokratis, Holebas; Maniatis, Kone, Christodoulopoulos, Karagounis e Samaras; Salpingidis.
Técnico: Fernando Santos.

Estádio: Arena Pernambuco/Recife
Árbitro: Benjamin Williams (Austrália)
Horário: 17h00 horário de Brasília 

Nenhum comentário:

Postar um comentário