sábado, 21 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014: Nigéria x Bósnia

Nigéria vence, elimina Bósnia, e encaminha classificação


Ambas as seleções entraram em campo pressionadas, pois a Nigéria fizera um jogo pobre na primeira rodada diante de um fraquíssimo Irã, e saiu de campo com apenas um ponto contra o oponente mais fraco do grupo. Enquanto isso, a Bósnia teve uma atuação consistente contra a poderosa Argentina e lastimou-se por não ter conseguido beliscar um empate no Maracanã, o que seria de grande valor, tendo em vista a qualidade de seu adversário. Em outras palavras, a derrota culminaria – mesmo que não matematicamente em um dos casos – uma eliminação precoce.

Um jogo franco foi o que viu-se na primeira etapa, com a Nigéria usando e abusando da velocidade pelas pontas, principalmente pelo lado direito com Emmanuel Emenike. A Bósnia, por sua vez, tentava trabalhar a bola pelo centro, com a pelota sempre passando pelos pés do talentoso volante Haris Medunjanin e variando vez ou outra quando chegava ao lado direito para Izet Hajrović.

Na melhor das oportunidades dos bósnios na primeira etapa, Edin Džeko recebeu belo passe e já pressionado finalizou, e a bola encontrou as luvas de Vincent Enyeama, que espalmou para escanteio. A Nigéria chegou ao gol em ótima arrancada de Emenike que passou como um trator por Emir Spahić e rolou para o chute de Peter Odemwingie, a bola ainda passou por baixo das pernas de seu companheiro de clube (Stoke City), Asmir Begović. E o primeiro tempo foi encerrado com os nigerianos na vantagem.

A segunda etapa voltou, e a Bósnia vendo-se eliminada com o resultado momentâneo se posicionava no campo de ataque, já a Nigéria, sabiamente, se matinha recuada e esperava o contra-ataque pra matar o jogo, mas aos poucos foi ganhando campo e era quem mais aparecia no ataque, com Michael Babatunde e Emenike obrigando Begović a trabalhar em duas ocasiões.

Insatisfeito com o desempenho de sua equipe o treinador bósnio, Safet Sušić, efetuou as três substituições que lhe cabe ainda no início do segundo tempo, mas elas não surtiram o efeito desejado. Em contrapartida, a Nigéria voltava a assustar com arremates de fora da área. No último suspiro bósnio na partida, a bola foi levantada na área na direção de Džeko, que dominou e chutou de virada, mas a bola desviou em Enyeama e acertou a trave. Soou o apito final, a Nigéria derrotou a Bósnia pelo placar mínimo.

Com o resultado a Nigéria vê-se as portas da segunda fase, dependendo de um empate contra a Argentina ou um simples tropeço iraniano na última rodada para garantir sua vaga. Enquanto isso, a Bósnia está eliminada da competição, mas antes de voltar pra casa se despede contra o Irã.



FICHA TÉCNICA:

Nigéria: Enyeama; Ambrose, Yobo, Oshaniwa e Omeruo; Onazi, Obi Mikel, Musa (Ameobi, 65’) e Babatunde (Uzoenyi, 75’); Odemwingie e Emenike. Técnico: Stephen Keshi.

Bósnia: Begović; Mujdža, Šunjić, Spahić e Lulić (Salihović, 58’); Bešić, Medunjanin (Sušić, 64’), Pjanić, Hajrović (Ibišević, 57’) e Misimović ; Džeko. Técnico: Safet Sušić.

Gols: Odemwingie (29’).
Cartões Amarelos: Medunjanin (6’); Obi Mikel (81’).

Estádio: Arena Pantanal, Cuiabá-MT.
Data: 21/06/2014
Hora: 19h00 BRT.
Arbitro: Peter O’Leary (NZL).
Assistentes: Jan Hintz (NZL) e Mark Rule (NZL).
Público: 40499.

Nenhum comentário:

Postar um comentário