segunda-feira, 16 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014: Gana x Estados Unidos

Foto: Reprodução/Sky Sports
O US Team finalmente estreou na Copa do Mundo, nesta segunda-feira (16), a seleção dos Estados Unidos venceu Gana por 2 a 1, Dempsey foi o grande nome com um gols aos 30 segundos de jogo. O time de Klinsmann sentiu bastante a parte física, mas conseguiu vencer com um gol de Brooks aos 41 da etapa complementar. Os africanos lutaram, empataram com Andre Ayew, mas sucumbiram diante da forte marcação imposta pelos EUA.


O Técnico Kwesi Appiah manteve Essien, do Milan, no banco de Gana, o volante não vem começando os jogos no time titular, na frente da defesa jogou Muntari e Rabiu. Os irmãos Ayew também começaram entre os onze. No lado americano Zusi perdeu espaço para Beckerman, o jogador do RSL passou a atuar na frente da última linha, liberando Jones para avançar. Beasley, lateral-esquerdo, se tornou o primeiro jogador americano a atuar em quatro Copas do Mundo. Bradley foi mantido próximo aos atacantes, sendo o cérebro da equipe. Johnson, o multifuncional permaneceu na lateral-direita.

Na próxima rodada, os Estrelas Negras enfrentam a poderosa Alemanha buscando surpreender e manter-se vivo na Copa, no sábado (21). O time do Tio Sam vai até Manaus encarar os gajos de Portugal e com uma vitória podem carimbar o passaporte para a próxima fase, no domingo (22).

Gol relâmpago de Dempsey, contusão de Altidore e poucas oportunidades

Após os hinos nacionais, o americano cantado a capela. A bola finalmente rolou. Os americanos marcaram pressão, não deu para Gana respirar, triangulação com Beasley, Dempsey recebeu de Jones, fez linda jogada pela esquerda, driblou Boye e chutou no cantinho do goleiro Kwarasey. A seleção de Gana tentava sair, mas errava bastante na meia cancha. Altidore levou perigo em jogada pelo alto. O capitão africano, Gyan, arrancou pela direita, foi à linha de fundo e cruzou, Howard encaixou sem problemas. Atsu gingou e encarou a marcação, porém precipitou-se no momento da conclusão. A torcida americana fazia festa em Natal, até o momento.

Os africanos começaram a se encontrar no jogo, tentavam toques rápidos e uma rápida movimentação. Depois de passe enfiado, Howard disputou com Gyan que acabou caindo, a torcida reclamou muito. Opare cruzou da intermediária, Gyan não alcançou. Os africanos passavam mais tempo com a bola, os norte-americanos aguardavam na defesa compactando as linhas, saindo em velocidade. Aos 20 minutos, após lançamento longo, Altidore sentiu lesão na coxa e acabou caindo no gramado. Jóhannsson entrou em seu lugar.


Foto: Getty Images/Michael Steele
O ritmo do jogo caiu muito a partir da metade da primeira etapa. A defesa dos Estados Unidos estava bem postada e Gana não tinha paciência para trocar passes. A solução encontrada foram os chutes de fora da área. Atsu pegou a sobra e chutou de primeira, a bola passou à direita da meta. Rabiu subiu com Beckerman e acabou acertando o rosto do jogador do Real Salt Lake. Aos 31 minutos, Gyan chutou de longe, Howard espalmou. No lance seguinte, Boye acertou Dempsey que acabou quebrando o nariz.

Gana tentava mais, todo o US Team ficava atrás da linha da bola. Atsu e Gyan eram os mais participativos, Jordan e André Ayew estavam sumidos. Jóhannsson deu bom passe em profundidade na direita, após o cruzamento a defesa afastou e no rebote o camisa 9 chutou totalmente errado. Nos acréscimos, Bedoya cobrou falta fechada e o goleiro socou para longe. Muntari chegou muito forte em Jones, os dois se estranharam. No fim, Atsu cruzou rasteiro e Jordan Ayew chutou fraquinho, sem perigo.

André Ayew empata, Brooks heroico dá a vitória aos americanos


O segundo tempo começou bem movimentado, os dois times buscando o ataque. Brooks acabou falhando na frente de Gyan, na disputa o ganês fez falta no zagueiro. Atsu veio da direita, puxou para o meio e mandou por cima do gol. Gana chegava com perigo. Muntari arriscou da entrada da área, passando ao lado. A jogada mais aguda veio om o próprio Muntari cruzando para Gyan, o camisa 3 testou livre por cima. Mais uma vez Gyan cabeceou e Howard fez ótima defesa.

Foto: Reprodução/Sky Sports
O time africano parecia um pouco ansioso, Atsu recebeu livre, poderia cruzar, mas preferiu tentar por cobertura. A primeira boa oportunidade dos americanos na segunda etapa foi com Jones, o volante chutou de longe, mas não marcou. Na sequência Gana respondeu com Gyan e Boateng. Asamoah também levou perigo, Howard encaixou. Mantendo a postura defensiva o MNT segurava o resultado. Asamoah fez bom lance pela esquerda, no cruzamento a defesa afastou. Klinsmann, vendo a necessidade de uma saída melhor e perdendo na parte física, colocou Zusi na vaga de Bedoya.


Johnson fez linda jogada pela direita e driblou dois, tocou para Dempsey, o capitão chutou firma, o goleiro defendeu. Aos 37 minutos da etapa final André Ayew empata o jogo, festa na Arena das Dunas. Boa jogada de Gyan, calcanhar para André que deu um três dedos sem chances para Howard. Porém o improvável aconteceu, os Estados Unidos vinham mal, retrancado, em uma jogada de escanteio Brooks colocou os americanos na frente. Dois jogadores que entraram na segunda etapa. Zusi cobrou escanteio, dois defensores marcaram o Cameron, Brooks subiu mais alto que todos e testou no canto do goleiro. Os ganeses passaram a atacar no “modo desespero”, muitas bolas cruzadas e chutes errados. O árbitro deu cinco minutos de acréscimos, a torcida estava apreensiva. Os Estados Unidos se fecharam com uma linha de cinco e uma de quatro e só o Jóhannsson mais a frente.

Ficha Técnica:

Gana: Kwarasey; Opare, Mensah, Boye, Asamoah; Rabiu (Essien min. 71), Muntari, Andre Ayew, Atsu (Adomah min. 78), Jordan Ayew (Prince min. 59); Gyan.
Técnico: K. Appiah
Formação: 4-3-3

Estados Unidos: Howard; Johnson, Cameron, Besler (Brooks, intervalo), Beasley; Beckerman, Jones, Bedoya (Zusi min. 77), Bradley; Altidore (Jóhannsson min. 23), Dempsey.
Técnico: J. Klinsmann
Formação: 4-4-2 (Diamante)

Gols: 1 a 0 (Dempsey min. 1), 1 a 1 (A. Ayew min. 82) e 2 a 1 (Brooks min. 86)

Estádio: Arena das Dunas (Natal/RN)
Árbitro: J. Eriksson
Público: 39760

Cartões Amarelos: Rabiu (min. 30) e Muntari (min. 90+1)

Foto: Reprodução/Sky Sports

Nenhum comentário:

Postar um comentário