quinta-feira, 10 de abril de 2014

UEFA Europa League: Benfica x AZ Alkmaar

Pela partida de volta das quartas de final da UEFA Europa League, Benfica e AZ Alkmaar se enfrentaram no Estádio da Luz, em Lisboa. A vantagem era do Benfica, que além de ter vencido o primeiro jogo em Alkmaar por 1 x 0, jogava em casa com o apoio de sua torcida. O AZ tinha a difícil missão de marcar gols fora de casa. O time de Alkmaar havia marcado apenas 5 gols em 6 jogos fora de seus domínios. Mesmo precisando do resultado, Dick Advocaat não abriu mão do seu estilo de jogo e começou com o time na defesa, tentando sair em velocidade nos contra-ataques.

No primeiro lance do jogo, Sílvio saiu machucado, obrigando Jorge Jesus a mexer pela primeira vez no time com menos de 5 minutos. Apesar da necessidade de gols, o AZ começou atrás e teve poucas oportunidades nos primeiros minutos, já o Benfica optou por um estilo de jogo mais arrojado, pressionando a saída de bola e procurando o gol da tranquilidade. A primeira oportunidade de gol do jogo saiu dos pés de Óscar Cardozo, que bateu de primeira na entrada da área, Alvarado fez excelente defesa.

Aos poucos o AZ foi chegando mais perto do gol adversário, dando pinta de que iria finalmente pressionar em cima, mas isso não aconteceu e o Benfica continuou levando perigo. Cardozo continuava tentando, mas parecia não estar inspirado. Aos 38 minutos o paraguaio recebeu cara a cara com Alvarado, mas concluiu a esquerda do goleiro costa-riquenho. Um minuto depois, Sálvio roubou a bola no campo de defesa do Benfica e partiu em velocidade pelo canto direito, chegou a linha de fundo e cruzou na pequena área para Rodrigo completar para o gol, 1 x 0.

Após o gol, o AZ teve pressa e começou a tentar definir as jogadas com mais rapidez, cedendo mais espaço para o contra-ataque português, quase aproveitado por Sálvio aos 44 minutos, mas a primeira parte terminou assim mesmo, Benfica 1 x 0 AZ Alkmaar.

Benfica's Salvio and Rodrigo finish AZ off
Rodrigo comemora seu primeiro gol no jogo.

Esperava-se um AZ mais ofensivo na segunda parte, pressionando em cima e buscando gol do empate, não foi o que se viu. A equipe voltou a filosofia do início de jogo e seguiu tocando bola no campo de defesa, esperando o adversário, o Benfica, consciente da vantagem, gastou tempo e pouco atacou, a primeira chance do segundo tempo foi apenas aos 15 minutos, com um chute fraco de Beerens, que passou a direita de Artur.

Depois da primeira oportunidade, o AZ, sem nada a perder, decidiu avançar um pouco mais e criou outras chances, primeiro com Mattias Johansson, que bateu forte, Artur espalmou. Depois foi a vez de Gudmundsson testar o goleiro brasileiro, Artur, segurou, agarrou a bola. Com o espaço deixado pelos holandeses, o Benfica voltou a atacar e em mais uma boa jogada de Sálvio pelo lado direito, o cruzamento foi certeiro para Rodrigo, que marcou seu segundo gol na partida, 2 x 0.

Com a classificação já definida, o Benfica pouco atacou no restante do jogo, a exemplo do AZ, já abatido com a eliminação. As últimas chances de gol do jogo ficaram por conta de Rodrigo e Cardozo, em ambas as ocasiões, Alvarado trabalhou bem e evitou o terceiro gol dos portugueses. O Benfica agora aguarda o sorteio das semi-finais que ocorrerá amanhã, às 7:00 (horário de Brasília) e se prepara para o próximo jogo do campeonato português, domingo, às 13:00, contra o Arouca.
O AZ volta para casa como melhor representante holandês na Europa League, e segue a preparação para o jogo contra o NEC, domingo, às 9:30.

Confira as estatísticas do jogo:




Ficha Técnica:

Benfica: Artur, Siqueira, Garay, Luisão, Sílvio (Almeida 3'), Sulejmani (Markovic 70'), Gomes, Fejsa (Pérez 64'), Sálvio, Rodrigo, Cardozo.
Formação: 4-5-1
Técnico: Jorge Jesus

AZ Alkmaar: Alvarado, Johansson, Gouweleeuw, Wuytens, Viergever, Ortíz (Henriksen 79'), Gudelj, Elm, Berghuis (Haye 77'), Jóhannsson, Beerens (Gudmundsson (77').
Formação: 4-3-3
Técnico: Dick Advocaat

Estádio: Estádio da Luz (Lisboa/Portugal)
Público: -----
Árbitro: Pavel Královec (TCH)
Gols: 1 - 0: Rodrigo (39')
2 - 0: Rodrigo (71')
Cartões Amarelos - Benfica: Sálvio (31'), Gomes (73')
AZ Alkmaar -  Berghuis (23')
Cartões Vermelhos - Não houve 

Nenhum comentário:

Postar um comentário