sábado, 12 de abril de 2014

Russian Premier League: Zenit St. Petersburg x Krasnodar

Pela 25ª rodada do campeonato russo, Zenit e Krasnodar se enfrentaram no Stadion Petrovskij, em São Petersburgo. O time da casa buscava a liderança provisória da liga, já que o principal adversário na luta pelo título, Lokomotiv Moscou, joga amanhã, contra o lanterna Anzhi. O Krasnodar faz excelente temporada, ficando atrás apenas dos clubes da capital russa e do Zenit. A três pontos da zona de classificação à Europa League, o clube buscava a sexta vitória fora de casa, contando com o apoio de três brasileiros, Joãozinho, Wanderson e Ari, já o Zenit contava apenas com um brasileiro em seu elenco, Hulk.

As primeiras oportunidades do jogo foram em cobranças de falta, Wanderson bateu forte no meio do gol, Lodygin defendeu. Hulk arriscou de longe para o Zenit, Sinitsyn rebateu e a defesa do Krasnodar afastou. Na cobrança de escanteio, Fayzulin chutou de primeira da entrada da área, Sinitsyn caiu e fez boa defesa. Desde o início, ficou clara a proposta de jogo do Krasnodar, a saída em velocidade rápida nos contra ataques. Sem a bola, o time inteiro recuava e não passava da linha de meio campo. O Zenit trocava passes e procurava achar um espaço em meio a retranca adversária.

Aos 21 minutos, falta na área intermediária do campo de ataque de Zenit, em linha reta com o gol, apenas dois jogadores na barreira. Cobrança ideal para Hulk, o brasileiro arriscou e acertou uma bomba de 125 km/h, Sinitsyn tentou rebater, mas não conseguiu, 1 a 0 Zenit. Com a desvantagem no marcador, o Krasnodar se viu obrigado a atacar, e quase marcou, quando Lodygin afastou mal a bola e a entregou nos pés de Wanderson, porém o brasileiro chutou em cima do goleiro, que deu rebote novamente, Ari conseguiu tirar do goleiro, mas Lombaerts apareceu quase em cima da linha e evitou o segundo gol brasileiro na noite. Ao procurar o ataque, o Krasnodar descuidou da defesa e quase tomou o segundo gol 1 minuto depois. Rondón chutou na trave ao receber o passe do português Danny.

Após o susto, o Krasnodar se policiou mais ao sair atacando, o que diminuiu as oportunidades de gol no restante do primeiro tempo. Ao final da primeira etapa, Ari e Criscito se estranharam após um puxão de camisa do italiano, o brasileiro revidou e os companheiros chegaram para evitar uma aparente briga, ninguém foi punido.

No reinício da partida na segunda etapa, o Zenit voltou apagado, dando brechas para os contra ataques rápidos buscados pelo Krasnodar no início do jogo. Foi numa falha da defesa que Joãozinho disparou livre contra a meta de Lodygin, encheu o pé e empatou o confronto, 1 a 1. O placar já era bom para os visitantes, que novamente recuaram e não permitiram chances para o time da casa.

O Zenit insistia, e a partir dos 60 minutos de jogo começou a levar perigo a meta de Sinitsyn, principalmente com o brasileiro Hulk, que desmarcava-se com facilidade. Numa cobrança de escanteio, a zaga do Krasnodar concentrou-se apenas no meio da área, a bola passou por todo mundo e encontrou Hulk na segunda trave, o brasileiro chutou forte para o meio da área, a bola desviou em Kaleshin e foi para o fundo das redes, gol contra e 2 a 1 Zenit.


Brasileiro Hulk foi o melhor jogador da partida.

Pouco depois do gol, Kononov decidiu mexer na equipe. Durante a substituição, o Zenit cobrou rápido a falta, que encontrou Hulk livre de marcação na entrada da área,  brasileiro tirou do goleiro e marcou. Rapidamente, os jogadores do Krasnodar pressionaram a arbitragem, aparentemente o árbitro confirmou o gol, mas "voltou atrás" e decidiu repetir a cobrança de falta, alegando não ter autorizado a cobrança. O lance pareceu ter acendido os ânimos do time, que pressionou bastante o Zenit nos 10 minuto seguintes. Ari e Wanderson tiveram as melhores chances, Lodygin trabalhou bem e fez grandes defesas.

Quando parecia que teríamos um final emocionante em São Petersburgo, Danny faz uma linda jogada pelo lado esquerdo e chuta forte. Sinitsyn rebate e Rondón entra livre na grande área para completar, 3 a 1 Zenit. Sem nada a perder, o Krasnodar foi com todas as forças para o ataque, mas Lodygin estava em um excelente dia e, mais uma vez, trabalhou quando preciso. Aos 85 minutos de jogo, Danny recebeu livre na grande área, mas chutou em cima de Sinitsyn. Parecia ser a última oportunidade do jogo, mas Hulk queria mais. O brasileira recebeu o passe na intermediária, carregou até a entrada da área e fuzilou para o gol, sacramentando a vitória.

Agora o Zenit (com um jogo a mais) é líder isolado do campeonato russo, dois pontos a frente do Lokomotiv. O Krasnodar perdeu a chance de se aproximar da zona de classificação à Europa League faltando 5 rodadas para o fim da Russian Premier League. Na próxima rodada, o Zenit encara o lanterna da competição Anzhi, fora de casa. O Krasnodar tem confronto direto pela vaga na Europa League com o Dinamo Moscou.      

Ficha Técnica:

Zenit St. Petersburg 4 x 1 Krasnodar

Zenit St. Petersburg: Lodygin, Smolnikov, Neto, Lombaerts, Criscito, Faizulin (Ryazantsev 46'), Witsel Tymoshchuk 74'), Hulk, Danny, Arshavin (Shatov 65'), Rondón.
Formação: 4-2-3-1
Técnico: André Villas-Boas

Krasnodar: Sinitsyn, Jedrzejczyk, Sigurdsson, Granqvist, Kaleshin (Markov 71'), Joãozinho, Gazinskiy, Mamaev (Petrov 87'), Wanderson, Shipitsin (Abreu 66'), Ari.
Formação: 4-4-1-1
Técnico: Oleg Kononov

Estádio: Stadion Petrovskij (São Petersburgo/Rússia)
Árbitro: Aleksey Eskov (RUS)
Público: 19.375
Gols: 1 - 0: Hulk (21')
1 - 1: Joãozinho (52')
2 - 1: Kaleshin (GC) 64'
3 - 1: Rondón (81')
4 - 1: Hulk (90' + 3)
Cartões Amarelos - Zenit: Criscito (42'), Neto (56'), Witsel (57').
Krasnodar: Kaleshin (19'), Joãozinho (41'), Granqvist (65').
Cartões Vermelhos: Não houve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário