sábado, 5 de abril de 2014

Formula 1: Treino Oficial do GP do Bahrein 2014

Chegamos a 3ª sessão de qualificação da temporada, desta vez já sabendo boa parte do que estaria por vir. O domínio da Mercedes estava praticamente sacramentado antes mesmo do treino começar, afinal os dois carros da equipe tinham terminado todas as sessões anteriores em 1ª e 2ª posições, com Hamilton sempre andando a frente de Rosberg. Além da força da própria equipe Mercedes, todos os outros carros com este motor, vieram em sequência (em alguns momentos, com exceção da Ferrari), o que mostra a vantagem obtida pelas equipes de motor Mercedes neste início de temporada. O único ponto que ninguém tinha certeza do que iria acontecer era na Williams, Massa e Bottas se estranhariam novamente? Quem seria o mais rápido?

No Q1 as Mercedes fizeram relembrar alguns momentos das temporadas passadas, estes que vieram das RBR, onde com apenas uma volta, os taurinos, mesmo sem usarem força máxima, se garantiam na próxima fase. Vettel demorou a sair dos boxes e assustou seus fãs, mas passou sem problemas, Bottas e Massa repetiram o feito das Mercedes e saíram somente no final do treino, para completarem uma volta e garantirem um lugar entre os 16 primeiros. A surpresa (ou nem tão surpresa assim) foi a eliminação precoce de Adrian Sutil, o alemão ficou a 0.2 seg. de Grosjean, 16º colocado. Considerando que o alemão é mais pesado que a maioria dos pilotos do grid,o resultado não é tão espantoso assim (ainda mais se comparado a atual situação da Sauber).

No Q2, Rosberg e Hamilton, mais uma vez, mostraram a supremacia da Mercedes; foram os pilotos com menos voltas completadas, porém, os dois mais rápidos da sessão. Vettel, pela 2ª vez na temporada, não conseguiu marcar um bom tempo, e acabou eliminado por menos de 1 décimo. Desta vez, Vettel mostrou-se mais conformado ao dar satisfações aos repórteres pela má qualificação, parece estar compreendendo a má fase da equipe e aceitar o fim de seu reinado que parecia interminável. O Q2 também foi marcado por um fato inusitado, Massa e Bottas marcaram exatamente o mesmo tempo (1:34.842), terminando em 7º e 8º lugares, sendo que o finlandês terminou à frente por ter terminado a volta antes do brasileiro. É, parece que teremos mais um capítulo dessa rivalidade caseira em pouco tempo (pouco tempo mesmo).

Hamilton foi o mais rápido do dia
Hamilton foi melhor nos treinos livres, mas perdeu a pole para Rosberg.

Mais uma vez, no início do Q3, as Mercedes definiram a primeira fila, colocando 1 seg. de vantagem no terceiro colocado, Daniel Ricciardo, que mais uma vez fez uma grande qualificação, porém será prejudicado com a perda de 10 posições pela falha da equipe num pit-stop da corrida passada. Bottas e Massa se permaneceram próximos durante a sessão, mas o brasileiro errou na última volta e perdeu a chance de melhorar o tempo, ao contrário do finlandês, que marcou a 4ª marca. Massa foi 8º. 7 dos 10 carros presentes no Q3 tinham motores Mercedes, sendo que o único piloto a não se qualificar para a última parte do treino que possuía o motor da marca foi (surpreendentemente) Nico Hülkenberg, talvez também prejudicado pelo porte físico. De qualquer forma, Ferrari e RBR tem um longo caminho pela frente, caso queiram, em algum momento da temporada, brigar por vitórias com as flechas prateadas, mas, dificilmente,o título sai das mãos de Lewis Hamilton ou de Nico Rosberg.

Confira a classificação oficial para o GP do Bahrein 2014:

Classificação - Bahrein

* Ricciardo perderá 10 posições.
** O tempo de volta computado é a melhor marca alcançada na última sessão disputada (Q1, Q2 ou Q3).
*** O número de voltas representa a quantidade de voltas completadas na somatória das três sessões (Q1, Q2 e Q3).


Nenhum comentário:

Postar um comentário