terça-feira, 22 de abril de 2014

UEFA Champions League: Atlético de Madrid x Chelsea

Pela partida de ida das semi-finais do maior torneio interclubes do mundo, Atlético de Madrid e Chelsea se enfrentaram no estádio Vicente Calderón. Os Colchoneros vinham de um excelente resultado na fase anterior da competição, quando eliminaram o Barcelona pelo placar de 2 a 1 (agregado). Já o Chelsea eliminou o Paris Saint-Germain, beneficiado pela regra do gol fora de casa (venceu por 1 a 3 na ida, e perdeu por 0 a 2 na volta). Ambos os clubes lutam pelo título de seus respectivos campeonatos nacionais e querem também fazer bonito na competição europeia.

Os primeiros dez minutos da partida revelaram boa parte do que seria o seu restante. Poucas chances para ambos os lados, um jogo muito truncado, por parte de ambas as equipes. Aos 15 minutos, em cobrança de escanteio pelo lado direito, Cech se chocou com a trave e bateu fortemente com o braço esquerdo no chão. Após atendimento médico, o goleiro tcheco foi substituído pelo australiano Schwarzer, que fazia seu oitavo jogo na temporada. Schwarzer foi ameaçado apenas aos 18 minutos, na cabeçada de Suárez, que era também a primeira chance clara de gol do jogo. A bola passou próxima a trave esquerda.


Cech se lesionou no início do jogo e também é dúvida para a partida de volta. (Foto: Divulgação/Uefa)

Após a primeira chance, o Atlético buscou mais o ataque, porém esbarrou na forte defesa do Chelsea e na falta de criatividade. Cruzamentos para o interior da área se tornaram frequentes, porém sem eficácia. A equipe londrina afastava com segurança, mas poucas vezes buscava o contra-ataque rápido, o que aumentava o número de posse de bola dos espanhóis. A próxima chance clara de gol do Atlético aconteceu apenas aos 33 minutos, novamente com Mário Suárez, que chutou forte de fora da área, Schwarzer tocou na bola, porém o árbitro Jonas Eriksson não viu e confirmou o tiro de meta.

Durante os 10 minutos finas, os Colchoneros alçaram, pelo menos, 6 bolas na área londrina. Até mesmo Mourinho parecia entediado com o jogo. Em certo momento, o português sentou a beira do gramado, em sua área técnica. Apesar do "tédio", Mourinho sabia que estava levando vantagem em não sofrer gols no caldeirão espanhol.

A primeira chance do segundo tempo foi do Chelsea, Lampard arriscou forte da entrada da área, mas o seguro goleiro Courtois fez a defesa. Se você pensava que este lance serviria de exemplo para todo o resto do jogo, se enganou. Mais uma vez o Chelsea voltou a retranca habitual (que já lhe rendeu frutos sim, como a UCL da temporada 2011/12), e o Atlético se cansou de cruzar a bola na área durante os primeiros 20 minutos. No início do primeiro tempo, o Chelsea conheceu seu primeiro desfalque para o jogo de volta, Frank Lampard. O meia recebeu cartão amarelo por um duro carrinho na intermediária do Atlético.

A bruxa continuava solta para os londrinos, desta vez, o capitão John Terry sentiu uma lesão no tornozelo esquerdo e caiu no gramado. Mourinho foi ousado e colocou Schürrle no lugar do zagueiro, porém a substituição não mudou o estilo de jogo da equipe, que passou a ter menos qualidade na saída de bola por conta do recuo de David Luiz para a zaga. Pouco depois, Mikel recebeu cartão amarelo e também desfalcará os Blues na partida de volta.


Arda Turan se movimentou bastante e criou as oportunidades de gol mais perigosas do Atlético no segundo tempo. (Foto: Divulgação/ Uefa)

A substituição que começava a fazer a diferença era Arda Turan. O turco se movimentou bastante e criou algumas oportunidades para os espanhóis, mas em decorrência do próprio estilo de jogo da equipe ao todo, não conseguiu marcar. Os comandados de Diego Simeone decidiram arriscar mais e partiram ao ataque nos dez minutos finais do jogo, cederam espaço ao Chelsea que por vezes chegou a criar oportunidades em contra-ataques, mas o placar permaneceu inalterado.

Agora as equipes focam-se nos campeonatos nacionais. O Atlético encara o Valencia, buscando se manter à frente de Real Madrid e Barcelona na luta por La Liga. Já os Blues focam-se na English Premier League. O confronto e de vida ou morte na briga pelo título inglês, em Anfield Road, contra o atual líder Liverpool. Uma derrota elimina os londrinos da briga pelo título, uma vitória os colocam a apenas dois pontos da taça de campeão inglês.

Espero um jogo parecido com o de hoje na próxima semana, Mourinho pode perfeitamente optar por recuar o time, principalmente pela ausência de Frank Lampard, mas o treinador português tem poder ofensivo, e certamente saberá dosá-lo da forma certa. Simeone não tem desfalques para o próximo jogo, e deve mandar a mesma base do time que enfrentou o Chelsea hoje. O argentino precisará usar toda sua força motivacional para incendiar os jogadores e buscar o gol da classificação. Meu palpite vai para o Chelsea, 1 a 0, mas de qualquer forma, acredito que quem marcar o primeiro gol do jogo sairá classificado.

Ficha Técnica

Atlético de Madrid: Courtois, Juanfran, Miranda, Godín, Filipe Luís, Koke, Suárez (Sosa 79'), Gabi, Diego (Turan (60'), Diego Costa, García (Villa 86').
Técnico: Diego Simeone
Formação: 4-4-2

Chelsea: Cech (Schwarzer 18'), Azpilicueta, Cahill, Terry (Schürrle 73'), Cole, Mikel, David Luiz, Lampard, Ramires, Willian (Ba 90'), Torres.
Técnico: José Mourinho
Formação: 4-3-3

Estádio: Vicente Calderón (Madrid/Espanha)
Público: 52.560
Árbitro: Jonas Eriksson (SUE)
Gols: Não houve
Cartões Amarelos: Lampard (64'), Mikel (75'), Gabi (75'), Miranda (89'), Ba (90 + 5')
Cartões Vermelhos: Não houve

Nenhum comentário:

Postar um comentário