sábado, 19 de abril de 2014

Formula 1: Treino Oficial do GP da China

Chegamos ao 4º final de semana de GP neste ano. Desta vez, as principais atenções estavam voltadas a Ferrari, onde Marco Mattiacci estreava como chefe de equipe, após a saída de Stefano Domenicali. Na Williams, a estreia era do novo pacote aerodinâmico da equipe, que prometia, entre outras coisas, melhorar o rendimento do carro na pista molhada.

A chuva esteve presente desde o início do Q1, o que deixou a sessão movimentada, porém, não houve surpresas. Pastor Maldonado sequer participou da sessão; após apresentar problemas mecânicos no último treino livre, a equipe Lotus não consertou o carro a tempo do venezuelano ter possibilidades de marcar um tempo. Hamilton liderou o Q1, seguido pelo trio alemão Hülkenberg, Vettel e Rosberg.

No Q2 foi a vez de conhecermos os carros que devem brigar pela vitória no circuito chinês: Mercedes e RBR marcaram os 4 primeiros tempos na sessão e foram os primeiros e garantirem vaga entre os 10 melhores. A chuva não era intensa, porém contínua, o que deixou a pista molhada por todo o Q2, erros se tornaram comuns na última e primeira curvas do circuito. Grosjean mostrou velocidade, cometendo poucos erros. Como recompensa, conseguiu um lugar entre os 10 melhores do grid. Massa, Hülkenberg, Button e Räikkönen lutaram por duas vagas na parte final do treino. Hülkenberg e Massa completaram as voltas antes dos campeões mundiais, apenas 0.1 seg. à frente de ambos, mas Button e depois Räikkönen foram vítimas do asfalto molhado e ficaram pelo caminho.

Hamilton largará na pole
Hamilton dominou o treino oficial em Shangai (Foto: Portal F1 Team)

No Q3, a chuva diminuiu um pouco, mas a quantidade de água acumulada ainda era grande, o que não permitiu que os tempos baixassem da casa de 1min.53seg. Rosberg não andou bem, terminou apenas na 4ª posição, a pior posição de largada da equipe na temporada. Ricciardo mais uma vez andou na frente de Vettel, e acabou ficando na 2ª posição, atrás somente de Hamilton, este que liderou todas as fases de eliminação no treino oficial. O britânico parece realmente ser o grande candidato a conquistar o mundial de pilotos.

Apesar do domínio de Hamilton, Grosjean merece ter seu desempenho ressaltado. Conseguiu um ótimo 10º lugar com a decadente Lotus, e ainda não provocou confusões como Maldonado. Grosjean sempre foi rápido, mas agora não está numa boa equipe, deve correr esta temporada na Lotus e assinar contrato com alguém maior no final da temporada, como uma Force India.
Quem deve tomar cuidado com seu cockpit é o mexicano Sergio Pérez. Checo vem conquistando bons resultados, mas ainda se mostra pouco consistente. Terminou apenas na 16ª posição e viu Hülkenberg se qualificar em 8º. A falta de consistência foi o que tirou Pérez da McLaren, e se repetir um desempenho ruim em mais oportunidades, pode ter sua vaga na escuderia indiana ameaçada.

Confira a classificação oficial para o GP da China 2014:

Classificação - China
(Tabela: Portal F1 Team)


Nenhum comentário:

Postar um comentário