domingo, 20 de abril de 2014

Formula 1: GP da China 2014

Chegamos a 4ª corrida da temporada 2014 da Formula 1. O domínio de Lewis Hamilton no treino oficial foi grande, e esperava-se que o inglês saísse vencedor novamente. Rosberg não teve uma boa qualificação, porém em 4º poderia incomodar o companheiro de equipe. Os carros da RBR já evoluem o esperado, e poderiam se intrometer na briga entre as Mercedes. Já a Williams buscava transformar toda a expectativa em resultados, afinal fez pouco do que se esperava neste início de temporada.

Na largada, Hamilton saiu bem e não teve a posição ameaçada, ao contrário de Rosberg, que caiu para 7º. Massa fez uma excelente largada, mas acabou tocado por Fernando Alonso, aparentemente nada foi afetado em ambos os carros. Massa completou a primeira volta em 5°, Alonso era o 3º. Logo no início da prova, a equipe Mercedes não conseguiu coletar os dados da telemetria de Nico, e o alemão teve que passar oralmente a situação do carro.

A corrida seguiu com Hamilton tranquilo na frente e Rosberg dando início a uma corrida de recuperação, Vettel e Ricciardo vinham bem na 2ª e 3ª posições respectivamente. O primeiro lance importante da prova ocorreu nos boxes. A equipe Williams se atrapalhou ao inverter a ordem dos pneus e segurou o brasileiro por algum tempo, para piorar, a roda traseira esquerda foi afetada pelo toque da largada com Alonso, fazendo com que o pneu não se encaixasse. Após o pit stop, o brasileiro voltou na última posição, e mais uma vez adiou a oportunidade de mostrar o real potencial dele na Williams.

Felipe Massa é tocado por Fernando Alonso na largada do GP da China (Foto: AFP)
Momento do toque entre Massa e Alonso, brasileiro foi prejudicado após 1º pit stop (Foto: Divulgação/AFP)

Sem o ritmo alucinado da corrida no Bahrein, Hamilton seguia liderando com folga, agora com Alonso na segunda posição. Vettel e Rosberg protagonizaram o primeiro duelo da prova. Com mais carro e sem a preocupação de economizar combustível, Rosberg saiu vencedor e conquistou o 3º posto. Pouco depois foi a vez de um duelo caseiro: Vettel e Ricciardo novamente se cruzaram na disputa pelo 4º lugar. Vendo a superioridade do australiano, a equipe RBR deu ordens para um jogo de equipe entre os pilotos, porém Vettel não respeitou as ordens e segurou Ricciardo por mais uma volta, até que a superioridade dos pneus do australiano fez a diferença e Ricciardo confirmou a ultrapassagem.

Sem muita emoção na prova, Vettel foi novamente protagonista. Com os pneus desgastados, o alemão errou e acabou sendo ultrapassado (sim) por Kamui Kobayashi, da Caterham! Irritado, o alemão reclamou pelo rádio: "Está de brincadeira! Ele me passou porque está com pneus melhores. Daqui a duas voltas isso vai mudar."

Após a segunda parada, Alonso sustentou a 2ª posição, mas, pouco depois, foi superado por Rosberg, que fez uma excelente corrida de recuperação e terminou em 2º, atrás somente do impiedoso Lewis Hamilton. Alonso terminou em terceiro, seguido por Ricciardo e Vettel. Hülkenberg novamente andou bem e terminou em 6º, ele e Rosberg são os únicos pilotos a marcarem pontos nas 4 corridas realizadas até hoje.

hamilton  gp china fórmula 1 (Foto: Getty Images)
Hamilton diminuiu desvantagem de Rosberg do no campeonato para apenas 4 pontos (Foto: Divulgação/Getty Images)

Após o GP chinês, Hamilton diminuiu a diferença para o líder Rosberg, que agora é de apenas 4 pontos (79 a 75), Alonso assumiu a 3ª posição do mundial de pilotos, com 41 pontos, ultrapassando Hülkenberg (36 pontos). Vettel completa o top 5 com 33 pontos. No mundial de construtores a briga pelo 2º lugar começa a esquentar. Apenas 5 pontos separam a RBR (57 pontos) ,2ª colocada, da Ferrari (52 pontos) 4ª colocada, entre elas, a Force India aparece em 3º, com 54 pontos ganhos.

O destaque da prova vai para o mexicano Sergio Pérez. Após uma qualificação ruim, Checo saiu da 16ª posição no grid. Corrida perdida? Nada. O mexicano aproveitou os abandonos de Grosjean e Sutil e subiu a 9ª posição, sendo assim o 2º piloto que mais ganhou posições na prova. Pérez é um piloto muito rápido, porém ainda lhe falta consistência. Talvez, ter Hülkenberg como companheiro, possa ajudar o mexicano a conseguir bons desempenhos mais vezes durante o ano.

A decepção da prova é a McLaren. Após um grande início de temporada, com dois carros no pódio, os torcedores do time de Woking se animaram, e a esperança de um ano bom surgiu novamente, porém a equipe não consegue bons resultados desde a corrida na Oceania. 6º lugar para Button e 9º para Magnussen na Malásia, abandono para ambos no Bahrein e 11º de Button e 13º de Magnussen hoje. O desempenho ruim da dupla prejudicou a equipe no campeonato de construtores, onde a McLaren é apenas a 5ª colocada (era líder após o final da primeira etapa). Button é 8º no mundial de pilotos, Magnussen 9º.

Confira a classificação oficial do GP da China de F1 2014:

 China GP
(Tabela: Portal F1 Team)

Nenhum comentário:

Postar um comentário