sexta-feira, 11 de abril de 2014

Semifinais da UEFA Europa League

Chegamos nos momentos decisivos da segunda maior competição europeia interclubes. Apenas 4 clubes sobreviveram e agora disputam 2 vagas na grande decisão, que será realizada no dia 14/05, em Turim. Sevilla x Valencia e Benfica x Juventus são os confrontos decisivos, quem vencer avança à final.



Sevilla x Valencia


O clássico espanhol promete ser mais equilibrado do que nunca, principalmente se considerarmos as atuais campanhas de Sevilla e Valencia na UEL. O Sevilla precisou reverter desvantagens em duas oportunidades, a primeira no "Dérbi de Andaluzia" contra o Betis (Espanha), precisando vencer por pelo menos 2 a 0 na casa do adversário. Fez o placar e eliminou o rival nos pênaltis. A segunda "remontada" dos rojiblancos ocorreu nas quartas de final, onde o clube precisava reverter a desvantagem de 1 a 0 diante do Porto (Portugal), porém, jogando em casa. Vitória fácil por 4 a 1. O outro confronto no mata-mata também não foi fácil para o time de Sevilla, 4 a 3 no placar agregado contra o Maribor, da Eslovênia.
Já o Valencia sofreu para bater o Dynamo Kiev (Ucrânia) na fase 1/16 de final, 2 a 0 no agregado, porém os dois gols foram marcados nos últimos 10 minutos do jogo de ida. Na fase oitavas de final, um alívio. Goleada por 4 a 0 no agregado sobre o Ludegorets, da Bulgária. Nas quartas, veio a maior superação. No primeiro jogo, derrota por 3 a 0 para o Basel na Suíça, mas no jogo de volta, a equipe igualou o placar no tempo normal, e virou na prorrogação, totalizando 5 a 0, com direito a hat-trick de Paco Alcàcer e gol do ex-gremista Eduardo Vargas. Com certeza, um confronto sem favoritos e com muita emoção, mas meu palpite vai para o Sevilla, pela regularidade que vem tendo, não só na UEL, como também no campeonato espanhol, onde se mantém 12 pontos a frente do Valencia.

Benfica x Juventus

Teoricamente, os dois principais candidatos ao título se enfrentam na segunda semifinal, um confronto cheio de tradição, com 4 taças de Champions League em jogo (2 de cada lado), somadas as 3 taças de Copa da UEFA (atual Europa League) da Juve. Ambos os clubes tiveram seus confrontos mais complicados na fase oitavas de final. O Benfica teve um duro confronto com o Tottenham, onde venceu por 5 a 3 no placar agregado, porém, a vaga esteve ameaçada até os 45 minutos do segundo tempo do jogo de volta, quando Lima marcou de pênalti, assegurando a vaga aos portugueses. A Juventus teve clássico contra a Fiorentina na mesma fase, 2 a 1 no agregado para o time de Turim; isso graças a mais um gol de falta do incansável e sempre confiável Andrea Pirlo. Na fase 1/16 de final, duas goleadas por 4 a 0. Do Benfica sobre o PAOK (Grécia) e da Juventus sobre o Trabzonspor (Turquia). Nas recentes quartas de final, o Benfica passou com tranquilidade pelo AZ Alkmaar (Holanda), 3 a 0 no agregado, enquanto a Juventus não teve dificuldades com o Lyon (França), 3 a 1 no agregado. A Juventus desfruta de um certo favoritismo no confronto, mas, se levarmos em conta a história do jogo entre Bayern München e Manchester United pela UEFA Champions League, onde esperava-se uma lavada dos alemães, o que se viu foram os ingleses saírem na frente nos dois jogos. Portanto, quando o confronto traz dois times de ricas histórias, o favoritismo é apenas um mero detalhe. Mesmo assim, meu palpite vai para a Juventus, que ainda tem a motivação extra de decidir o título em casa, caso avance à final.

Confira os artilheiros da UEFA Europa League:





E a seleção da competição até o momento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário