domingo, 6 de abril de 2014

Formula 1: GP do Bahrein 2014

Chegamos hoje a 3ª corrida da temporada, e garanto que poucos esperavam uma corrida tão movimentada como foi o GP do Bahrein de hoje. Várias ultrapassagens, brigas que duraram a prova inteira (inclusive pela liderança), e uma novidade no pódio. Com certeza, o GP do Bahrein 2014 foi um dos mais movimentados dos últimos anos; e pode ter apontado o principal candidato ao título, Lewis Hamilton.

Logo na largada, Felipe Massa conseguiu um avanço notável no grid, saindo da 7ª para a 3ª posição, Lewis Hamilton também saiu bem, tomando a ponta do companheiro Nico Rosberg. Por toda a primeira e segunda volta, a maioria do pelotão permaneceu junta, o que propiciou um alto número de ultrapassagens e brigas caseiras, como Hamilton e Rosberg duelando pela liderança. Durante o decorrer da primeira parte da corrida, Bottas e Massa também chegaram a disputar posição, mas o destaque vai para a briga interna na RBR. Na volta 16, Sebastian Vettel foi avisado pelo rádio que Ricciardo vinha mais rápido que ele, e teve que abrir para o australiano passar. Parece que o alemão terá mais trabalho do que o esperado com a jovem promessa da Oceania.

A briga entre as duas flechas prateadas seguia a todo vapor, e só parou quando Hamilton foi chamado aos boxes, o que dava indícios de que os pilotos escolheriam diferentes estratégias. Enquanto isso, os dois carros da Williams duelavam contra os outros dois carros da Force India pelo 3º lugar. Bottas, o primeiro de todos estes, começou a sofrer com o desgaste de pneus e foi o primeiro a parar, cedendo o 3º posto a Massa, porém o brasileiro não conseguiu se defender e foi superado por Pérez e Hulk. Na parte de trás do pelotão, Sutil encerrava o fim-de-semana desastroso com um abandono após o toque com Jules Bianchi. Vergne era outro desclassificado.

Hamilton e Rosberg GP Bahrein F1 (Foto: AP)
Lewis Hamilton e Nico Rosberg duelaram pela vitória durante boa parte da corrida.

A corrida seguia frenética, Räikkönen, sem poder fazer muito com sua Ferrari, tentava manter-se próximo dos pontos, e deu muito trabalho a Ricciardo, que por diversas vezes enfrentou o finlandês durante a prova. Bottas estava próximo, e no momento do enfrentamento entre os compatriotas, o mais jovem quase encheu a traseira do veterano, pra desespero dos finlandeses. Porém, Bottas se recuperou e pouco depois, ultrapassou Räikkönen, que vinha em queda livre no grid.
Com as paradas acontecendo, Bottas e Massa se reencontraram outra vez. Sem ordens de equipe, o que se viu foi uma linda briga entre os companheiros, que durou 3 excitantes voltas. Como na primeira briga Bottas entrou primeiro nos Boxes, a Williams decidiu inverter os papeis e mandou o brasileiro entrar primeiro. Como consequência disto, Massa voltou à frente do finlandês na pista.

O ritmo continuava alucinante, fazendo-nos relembrar das gloriosas batalhas do passado, estas que duravam corridas inteiras; batalhas estas que reuniam pilotos de uma mesma equipe, e nunca tinham interferência dos diretores... Porém, Maldonado não estava contente! Mais uma vez o piloto venezuelano mostrou a diferença que faz ter um patrocinador rico, e que faz de tudo para manter um representante nacional (mesmo que este já tenha provado que não merece estar na categoria) na Formula 1. Ao sair dos boxes, Maldonado abriu demais a trajetória na curva, acertando em cheio Gutiérrez, que capotou violentamente (Assista aqui o violento acidente entre Gutiérrez e Maldonado). Por sorte, o mexicano não teve ferimentos graves. Maldonado foi punido com um stop/go de 10 segundos e perderá 5 posições para o próximo GP, a ser realizado dia 20, na China.

Esteban Gutierrez acidente GP Bahrein (Foto: AFP)
Maldonado foi imprudente e será repreendido com a perda de 5 posições para o próximo GP. Gutiérrez passa bem, mas deve ficar em observação durante a noite deste domingo.

Voltando a prova, o Safety-Car mudou o panorama da prova e deixou Nico Rosberg com grandes chances de assumir a ponta e partir para sua 2ª vitória no ano. Sergio Pérez fazia grande corrida no 3º lugar, trazendo o companheiro Hülkenberg na 4ª posição. Ricciardo vinha em 6º, atrás do companheiro Sebastian Vettel; um feito e tanto para quem havia largado na 13ª posição, mas o australiano sorridente queria mais, ultrapassou Seb e Hulk nas últimas 10 voltas e chegou a pressionar Pérez nos instantes finais. Atuação mais que elogiável do sucessor de Mark Webber.
Enquanto isso, a briga também era interminável entre as Mercedes, Hamilton, com pneus mais duros, segurava Rosberg, com o jogo de pneus mais macio. Apesar das desvantagens, o britânico se manteve firme na ponta até a última volta, dando um show de pilotagem. Rosberg, com 23 segundos de vantagem para Pérez, chegou em 2º; o mexicano em terceiro.

Com a 3ª etapa do mundial 2014 completada, a Mercedes mantém o domínio absoluto com 3 vitórias conquistadas, 2 com Hamilton, 1 com Rosberg, porém o alemão se mantém líder do campeonato, com 11 pontos a frente do inglês, este que já leva 22 pontos de vantagem para o terceiro colocado, Nico Hülkenberg. Curiosidade: Rosberg já tem mais pontos que o dobro de Hülkenberg. No mundial de construtores, a Mercedes continua seu passeio com 111 pontos conquistados, seguida pela Force India com 44 e pela McLaren com 43. Curiosidade: a Mercedes sozinha tem mais pontos que todas as outras equipes do grid que não possuem motor Mercedes (111 a 75).

O destaque da prova foi o australiano Daniel Ricciardo, que foi o piloto com mais posições ganhas durante a prova (subiu 9 posições). Além disso, superou o tetra campeão Sebastian Vettel em duas oportunidades, mais uma vez mostrando que tem potencial para competir com o alemão.
Já o destaque negativo vai para a equipe McLaren. Os dois carros do time de Woking sofreram problemas mecânicos e não puderam terminar a prova. Como consequência, a equipe foi ultrapassada no mundial de construtores pela surpreendente Force India, e agora ocupa a 3ª posição.

Confira a classificação oficial do GP do Bahrein 2014:

GP do Bahrein

Nenhum comentário:

Postar um comentário