quinta-feira, 1 de maio de 2014

UEFA Europa League: Juventus x Benfica

Na luta por uma vaga na final da Europa League, Juventus e Benfica se enfrentaram em Turim, no Juventus Stadium, casa da Vecchia Signora. Ambos os clubes lideram seus respectivos campeonatos nacionais com boas vantagens para os vice-líderes, sendo que o Benfica já conquistou o título e garantiu vaga para a próxima edição de Uefa Champions League. A vantagem era do Benfica por ter vencido a primeira partida em Lisboa por 2 a 1; mas a regra do gol fora de casa e o mando de campo da Juventus, prometiam deixar a partida bastante movimentada e sem favoritos.

Durante os cinco primeiros minutos, o jogo permaneceu equilibrado, a Juventus buscava o melhor ritmo para partir ao ataque adversário e o Benfica tentou se aproveitar da situação, criando a primeira chance de perigo logo aos dois minutos de jogo. Com o relógio chegando aos 10 minutos, a Juve começava a pressionar os Encarnados, que recuaram para o seu campo de defesa, dando indícios de como seria a postura da equipe durante todo o primeiro tempo.

A primeira oportunidade de gol dos italianos veio com o chileno Vidal, que arriscou um chute de primeira, do canto direito da área do Benfica, a bola passou por cima do gol de Oblak. A Juventus continuou a pressionar, limitando o Benfica ao seu campo de defesa, e novamente assustou, desta vez com o argentino Tévez, que arriscou, meio sem jeito, um voleio no meio da área. O Benfica apostava em ligações diretas do campo de defesa, mas não levava perigo a Vecchia Signora, que voltou a assustar os Encarnados aos 28 minutos. Lichtsteiner chutou forte e rasteiro, de fora da área, Oblak caiu bem e fez boa defesa.


Pirlo disputa bola com Gaitán, foto reúne alguns dos principais jogadores de Benfica e Juventus durante o jogo. ( Foto: Getty Images)

Após os 30 minutos de jogo, a Juventus continuava pressionando, mas dessa vez não levava perigo ao gol de Oblak. A equipe buscava trocar passes para penetrar na área adversária, mas a retranca portuguesa estava bem armada. A Vecchia Signora só voltou a incomodar aos 41 minutos, com um chute perigoso de Pirlo, que passou a direita de Oblak. A equipe ainda teve duas grandes chances antes do final do primeiro tempo; a primeira na cabeçada do zagueiro Bonucci, a bola passou rente a linha do gol de Oblak, e a segunda na cabeçada de Vidal, Luisão evitou o gol em cima da linha.

No início do segundo tempo, o Benfica mostrou-se mais agressivo, tentando sair em velocidade para marcar. A nova postura deu frutos logo aos cinco minutos da etapa complementar, após cruzamento de Siqueira, Garay desviou de cabeça e a bola sobrou limpa para Rodrigo na marca do pênalti, porém o espanhol finalizou mal e mandou por cima do gol de Buffon. O jogo ficou mais equilibrado, com a Juventus ainda pressionando mais, porém agora, o Benfica abria mão da famosa tática de "estacionar um ônibus" na frente do gol, buscando a saída rápida em contra-ataques.

Pirlo criou outra boa chance de gol em cobrança de falta, mas Oblak espalmou. O jogo continuava equilibrado, mas sem chances claras de gol para ambos os times, até que aos 68 minutos de jogo, Pérez recebeu o segundo cartão amarelo na partida e foi expulso. Com 20 minutos para o fim do jogo, vantagem no placar e um jogador a menos no campo, todos esperavam que o Benfica agora sim voltaria a postura do primeiro tempo, se retraindo ao campo de defesa, não foi o que aconteceu. Percebendo um certo desgaste físico da equipe de Turim, o benfica continuou apostando em velozes saídas no contra-ataque, em busca do gol que certamente lhe daria a classificação.


Oblak defende falta cobrada por Pirlo. Goleiro trabalhou bem quando foi testado. (Foto: Getty Images)

A Juventus ainda tinha nos chutes de longa distância sua principal arma; Tévez driblou a defesa portuguesa e arriscou, Oblak agarrou a bola. Conte buscava aumentar o poder ofensivo da equipe e colocou Giovinco no lugar do zagueiro Bonucci. Sem conseguir resultado, seis minutos depois gastou as duas substituições que lhe restavam: Osvaldo por Llorente e Marchisio por Vidal. O tempo corria e a Juventus não levava perigo ao gol de Oblak, mas aos 79 minutos, Asamoah achou Lichtsteiner livre na grande área, mas para desespero dos torcedores da Vecchia Signora, o suíço não dominou e a bola se perdeu à linha de fundo.

A Juventus até chegou a abrir o placar, mas o gol de Osvaldo foi invalidado. Asamoah recebeu bom passe dentro da grande área, mas estava em posição irregular, gol bem anulado no Juventus Stadium. O jogo seguiu tenso e para piorar, Vucinic e Marlovic se estranharam durante o atendimento a Sulejmani, que havia levado um choque na cabeça. Mesmo sem estarem em campo, ambos foram expulsos. Com a confusão, Mark Clattenburg adicionou 6 minutos aos 92 já jogados (devido a paralisação para atendimento de jogadores), renovando a esperança da torcida italiana. O último suspiro da Juventus veio na cabeçada de Chiellini, aos 97 minutos de jogo, Oblak fez grande defesa, consolidando-se como um dos melhores da partida.

O Benfica agora tem 3 decisões pela frente; duas contra o Rio Ave, pela Taça de Portugal (18/05) e Copa da Liga (07/05); e a final da Europa League, contra o Sevilla (14/05). A Juventus tenta confirmar o título italiano este fim de semana, jogando contra o Atalanta no Juventus Stadium.


Ficha Técnica

Juventus: Buffon; Cáceres, Bonnucci (Giovinco min. 73), Chiellini; Pirlo, Vidal (Marchisio min. 78), Pogba, Lichtsteiner, Asamoah; Llorente (Osvaldo min. 78), Tévez
Formação: 3-5-2
Técnico: Antonio Conte

Benfica: Oblak; Pereira, Luisão, Garay, Siqueira; Pérez, Amorim, Gaitán (Sálvio min. 77); Markovic (Sulejmani min. 86), Rodrigo (Almeida min. 79), Lima.
Formação: 4-3-3
Técnico: Jorge Jesus

Estádio: Juventus Stadium (Turim/Itália)
Público: 40.775
Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra)
Gols: Não houve.
Cartões Amarelos: Rodrigo (min. 56), Pérez (mins. 61 e 67), Asamoah (min. 64), Oblak (min. 82), Sálvio (min. 96).
Cartões Vermelhos: Pérez (min. 67), Vucinic (min. 89), Markovic (min. 89)


Nenhum comentário:

Postar um comentário