domingo, 4 de maio de 2014

Russian Premier League: Lokomotiv Moscou x Zenit St. Petersburg

Pela 28ª rodada da Russian Premier League, Lokomotiv Moscou e Zenit St. Petersburg empataram por 1 a 1 em Moscou. Com o resultado, a luta pelo título russo ainda fica em aberto, porém o Zenit é o favorito pelos confrontos que terá pela frente (Dinamo Moscou e Kuban) e por depender apenas das próprias forças. Os gols do jogo foram marcados por Rondón e Tkachev.

A partida começou tensa, várias faltas foram marcadas durante os cinco primeiros minutos, e foi justamente numa cobrança de falta que surgiu a primeira oportunidade do jogo. Hulk soltou a bomba da intermediária num chute rasteiro, Abaev agarrou a bola. Durante os primeiros minutos, o Lokomotiv buscou a saída rápida nos contra-ataques, porém a postura não deu resultado e o Zenit voltou a ameaçar com Hulk, desta vez o brasileiro cabeceou ligeiramente por cima do gol de Abaev.

Após 15 minutos de jogo, o ritmo diminuiu e as equipes passaram a trocar mais passes; novamente a bola parada levou perigo aos goleiros. Samedov cobrou bem falta próxima a área do Zenit, a bola explodiu no travessão de Lodygin. Quem obtinha os lances de mais perigo era o Zenit, que voltou a levar perigo com Hulk, o brasileiro recebeu grande passe do português Danny dentro da área, Abaev fechou bem o ângulo e mandou para escanteio.

O Zenit continuava pressionando, e aos 35 minutos foi recompensado, Durica afastou mal a bola e a entregou nos pés de Rondón, o venezuelano chutou entre as pernas do zagueiro e abriu o placar para o time visitante. Após o gol, a postura do Zenit passou a ser mais defensiva, trocando mais passes no campo de defesa, até achar espaço ocasionado pela pressão adversária; o Lokomotiv tentava pressionar, mas não demonstrou poder ofensivo para tal e não levou perigo ao gol adversário durante o restante da primeira etapa.


Rondón marcou o gol que abriu o marcador em Moscou (Foto: Divulgação/Mundo Deportivo)

No início da segunda etapa, o jogo permaneceu igual, o Lokomotiv não conseguia passar pela defesa do Zenit, que administrava a vantagem conquistada. A primeira chance criada veio na cabeçada de Boussoufa, Lodygin rebateu e a defesa do Zenit afastou o perigo. Aos 53 minutos, a primeira paralisação no jogo, por conta da fumaça dos sinalizadores da torcida moscovita na área do goleiro Abaev, aos 57 minutos a partida foi reiniciada.

Percebendo que o adversário não levava perigo, o Zenit ia por vezes ao ataque, mesmo sem marcar, Hulk era o destaque da equipe até então, o brasileiro arriscou de fora da área, com dficuldade, Abaev espalmou e a defesa afastou o perigo. Aos 67 minutos, o lance mais inusitado da partida; o árbitro Aleksandr Egorov sentiu uma lesão na perna esquerda e precisou ser substituído pelo 4º árbitro Dmitry Cheltsov, o lance resultou na paralisação da partida por mais 3 minutos.

Sentindo que seu centroavante não fazia uma grande partida, Kuchuk substituiu o artilheiro do Lokomotiv na competição, N'Doye, por Pavlyuchenko, centroavante experiente que já passou pelo Tottenham e marcou 6 gols na temporada passada. Pouco depois da substituição, Danny teve a chance de marcar o segundo do Zenit, mas ele preferiu o passe para Shatov, que foi travado na hora H. O Lokomotiv continuava sem levar perigo, mesmo com a entrada do novo centroavante, porém aos 76 minutos de jogo, Lodygin falhou em bola cruzada na área e ela caiu nos pés de Tkachev, que teve somente o trabalho de empurrar para a rede.

Mesmo sofrendo o gol, a equipe do Zenit não buscou o ataque consciente que o empate lhe dava vantagem na disputa pelo título nacional; a equipe de Moscou buscava ainda um gol que lhe daria a liderança do campeonato há duas rodadas do fim, mas como fez em boa parte da partida, não levou perigo à meta de Lodygin.

Equipes precisam vencer na próxima rodada para se manter na briga pelo título

Com apenas um ponto separando Lokomotiv e Zenit na classificação, as equipes buscam vitórias importantes na próxima rodada: o Lokomotiv pega o Rostov fora de casa, buscando manter a série de 12 jogos de invencibilidade. A estatística aponta os moscovitas como favoritos, ainda mais com o retrospecto ruim da equipe da casa, que não vence em seus domínios há 10 jogos. O Zenit encara o Dinamo Moscou, 4º colocado na tabela e que busca apenas um empate para se garantir na Europa League da próxima temporada.

Confira as estatísticas da partida

           Gráfico: Soccerway

Ficha Técnica

Lokomotiv: Abaev; Yanbayev, Durica, Mykhalyk, Shishkin; Tkachev, Sheshukov, Ozdoev, Samedov; Boussoufa; N'Doye.
Formação: 4-2-3-1
Técnico: Leonid Kuchuk

Zenit St. Petersburg: Lodygin; Criscito, Lombaerts, Neto, Anyukov; Witsel, Faizulin, Shatov; Hulk, Danny, Rondón.
Formação: 4-2-1-3
Técnico: André Villas-Boas

Gols: 0 - 1: Rondón - min. 35, 1 - 1: Tkachev - min. 76.
Estádio: Stadion Lokomotiv (Moscou/Rússia)
Árbitro: Aleksandr Egorov (Rússia)
Público: 23.500
Cartões Amarelos: Neto (min. 19), Boussoufa (min. 45 + 1)
Cartões Vermelhos: Não houve

Nenhum comentário:

Postar um comentário