Neste domingo, o Circuito da Catalunya, recebeu a quinta etapa do mundial de Formula 1. A corrida inicia a chamada "temporada europeia" da F1, que é composta por nove corridas no velho continente. Com a sessão de treinos qualificatórios comprovando mais uma vez a superioridade da Mercedes frente aos demais, a grande expectativa girava em torno de qual piloto da escuderia alemã sairia líder do campeonato. Rosberg levava quatro pontos de vantagem sobre Hamilton, porém, como a dobradinha já era imaginada, quem chegasse na frente seria líder no mundial.
A largada ocorreu tranquila. Sem acidentes, Hamilton contornou a primeira curva à frente de Rosberg, que era seguido por Bottas. Ricciardo perdeu a posição para o finlandês e caiu para quarto. Grosjean conseguiu uma boa largada e manteve a quinta colocação. Largando em 15º por conta da troca da caixa de câmbio, Vettel não obteve grande progresso e subiu apenas uma posição. Na última fila, Maldonado tocou em Ericsson, jogando o sueco para fora da pista. Com menos de cinco voltas, o venezuelano já era punido com um stop/go de cinco segundos.
Como esperado, as Mercedes abriram grande vantagem para o resto do pelotão nas primeiras voltas, mas a distância de dois segundos entre Hamilton e Rosberg impedia a briga por posição. No 3º lugar, Bottas lutava para segurar Ricciardo, que era mais rápido. Porém, a falta de pontos de ultrapassagem no circuito e a superioridade do motor Mercedes dificultaram o avanço do australiano, que só superou o finlandês após sua parada. Na parte intermediária do pelotão, Vettel esboçava uma reação e já aparecia em 13º.
Hamilton e Rosberg abriram grande vantagem nas primeiras voltas (Foto: AFP)
Na 16ª volta, Hamilton faz seu primeiro pit-stop, três voltas depois, é a vez de Rosberg parar. Mais uma vez os pilotos escolhem estratégias diferentes, com Rosberg apostando em usar os pneus duros mais cedo para levar vantagem sob Hamilton no final, e o inglês tentando abrir o suficiente para segurar o alemão nas últimas voltas. Ricciardo foi melhor que Bottas na pista e abriu o suficiente para voltar à frente do finlandês. Vettel, que havia apostado numa parada mais cedo, já figurava na zona de pontuação. Pouco depois, Vergne dava adeus ao decepcionante fim de semana com um problema no escapamento de sua STR.
A corrida seguia com poucas ultrapassagens. Na frente Hamilton via Rosberg diminuir a vantagem, mesmo de pneus duros. Poucas voltas depois, o piloto foi alertado por seu engenheiro e voltou a virar rápido, abrindo cerca de quatro segundos. Vettel vinha bem na prova e aparecia na sexta posição, Massa coitnuava em oitavo.
Com a segunda rodada de pit-stop aberta, Hamilton foi o primeiro a entrar, Rosberg veio duas voltas depois. Com pneus médios, Rosberg reduziu a diferença a dois segundos, mas Hamilton respondeu com uma performance excepcional, mantendo no mínimo um segundo de vantagem sobre o alemão. Vettel voltou na sexta posição, mas o alemão estava inspirado, ultrapassou Räikkönen e logo depois Bottas, assumindo a quarta posição do GP.
O lance que mais movimentou a corrida foi o embate entre companheiros de Ferrari, nada mais, nada menos que Alonso x Räikkönen. Com as recentes declarações do espanhol (que provocou Kimi ao dizer que costuma sempre ser mais rápido que seus companheiros de equipe), o duelo era uma questão de honra para ambos os pilotos. Mas as vantagens de poder utilizar o DRS e ter os pneus em melhores condições pesaram a favor do espanhol, que assumiu o sexto lugar. No embate entre companheiros de Mercedes, a expectativa de luta por posição não passou de expectativa. Apesar da proximidade, Rosberg não trouxe perigo a Hamilton, que controlou bem a vantagem e venceu a 4ª corrida seguida no campeonato. Ricciardo fez um excelente GP e terminou na terceira posição, completando o pódio.
Companheiros seguiram próximos até o final da corrida: Hamilton levou a melhor (Foto: AFP)
O destaque
Após um início de temporada desastroso, 3º e 4º lugares deram a RBR o prêmio de destaque do GP da Espanha. Com pouquíssimas voltas completadas nos testes, desqualificada do primeiro GP da temporada, a RBR demonstra uma grande evolução e agora ocupa o posto de 2ª melhor equipe do grid. Daniel Ricciardo vem se superando no início de temporada, mostrando que não é um mero 2º piloto e pode competir de igual para igual com o tetra campeão Sebastian Vettel, que vem demonstrando que não é um piloto arrogante, que sobrevive apenas por ser o queridinho de Newey, pelo contrário, até acatou a ordem que veio dos boxes pedindo que o alemão desse passagem ao australiano. Além disso, a corrida neste fim de semana prova que os quatro títulos conquistados por Vettel não foram apenas pela superioridade do carro, afinal Seb já se viu em situação até mais difícil no GP Brasil de 2012, quando caiu para a última posição e terminou em sexto lugar.
A decepção
Sem atender as expectativas criadas desde o início da temporada, a decepção do GP da Espanha é novamente o brasileiro Felipe Massa. Com apenas 12 pontos nas cinco primeiras corridas, Massa fica na frente apenas dos pilotos das equipes STR, Lotus, Sauber, Marussia e Caterham, exatamente as cinco últimas no mundial de construtores. Enquanto isso, seu companheiro Valtteri Bottas marcou aproximadamente 75% dos pontos da equipe, além de ser um dos poucos pilotos a pontuar em todas as corridas. Antes considerado um dos favoritos ao título, Massa é agora superado por seu companheiro de equipe, com 11 temporadas a menos de experiência na categoria. Com mais da metade da temporada restante, Massa ainda tem tempo de sobra para superar o companheiro no mundial de pilotos, mas para isso, o brasileiro precisará melhorar seu desempenho nas pistas e principalmente, chegar a um acordo com a equipe sobre qual a melhor estratégia para seguir.
Hamilton assume a liderança no mundial de pilotos; RBR é vice nos construtores
Depois de quatro etapas na liderança, Rosberg deixou o primeiro posto do mundial de construtores para Hamilton, que agora lidera com três pontos de vantagem (100 a 97). Fernando Alonso consegue levar sua Ferrari a um honroso terceiro lugar, com 49 pontos, seguido por Vettel com 45. Ricciardo completa o Top 5 e sacramenta a evolução da RBR com 39 pontos.
No mundial de construtores, a Mercedes agora leva 113 (!!!) pontos de vantagem para a segunda colocada, a RBR (197 a 84). A Ferrari vem na terceira posição com 66 pontos ganhos. Para se ter uma ideia do domínio da Mercedes, a escuderia somou em 5 corridas, mais pontos que McLaren, Sauber e Williams juntas na temporada passada! Juntas as três equipes somam 184 pontos, 13 a menos que os alemães. Se o ritmo continuar, o recorde de pontuação da temida RBR, será quebrado ainda nesta temporada, talvez com algumas corridas de antecedência.
Confira a classificação oficial do GP da Espanha
Tabela: F1Team
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