quarta-feira, 14 de maio de 2014

Final Europa League: Benfica busca fim de maldição e Sevilla o terceiro título

Foto: (Divulgação/UEFA)
Nesta quarta-feira (14), enfrentam-se no Juventus Stadium Benfica e Sevilla, na final da Uefa Europa League. Para os Encarnados vale o fim de anos sem um título europeu, para os espanhóis a conquista da terceira taça. 


Pela oitava vez, o Benfica vai tentar por fim na maldição de Bela Guttmann. O húngaro comandou a equipe entre 1959 e 1962, onde levou o clube ao mais alto patamar de títulos. Foram dois títulos portugueses e duas Copas dos Campeões (antiga Champions). Mas, depois de uma desavença em relação aos salários, Guttmann deixou o time de Lisboa e disse: "Nem em 100 anos o Benfica vai conquistar outra taça Européia". Desde lá, o time perdeu todas as finais europeias que disputou, com destaque para a final, da mesma Europa League, de 2013 onde o time perdeu por 2 a 1 para o Chelsea com gol de Ivanovic nos minutos finais.


O Sevilla por outro lado é bicampeão da competição, ergueu o troféu em 2006 e 2007. Os Rojiblancos tiveram uma difícil missão antes de chegar a Turim. No jogo de ida venceram o Valencia por 2 a 0. Porém na volta, a equipe se viu perdendo de 3 a 0, mas no último minuto Mbia marcou e garantiu o time na final. O time do técnico Unai Emery começou a temporada sem grandes expectativas, perdeu bons jogadores para outras equipes, entre eles Jesus Navas e Negredo. Mas a equipe conseguiu fazer boas partidas, estando em 5º lugar na Liga BBVA.

Jorge Jesus, técnico do Benfica, falou sobre a importância da decisão: "É a verdade do trabalho realizado nas últimas temporadas. Tentamos percorrer o caminho do ano passado e estamos muito satisfeitos. Esta temporada vencemos duas competições e esperamos conquistar a terceira". Disse.

Sobre a final do ano passado: "O fato de termos jogado a final do ano passado nos dá mais segurança, tranquilidade e confiança, mas não é uma vantagem para levar sobre o Sevilha. Tenho a certeza que vamos encontrar um adversário forte, que já venceu esta Liga em duas ocasiões. Não somos favoritos por termos disputado a final no ano passado". Concluiu.

Luisão, capitão do Benfica, também comentou sobre a decisão: "Vai ser muito difícil. Somos duas equipes com um objetivo em comum nesta final. Tudo se resume a um jogo, e temos um grande respeito por eles. Sabemos que são duas equipes competindo nesta final”.

Unay Emery, falou sobre o favoritismo de outras equipes: "O principal favorito para vencer a Liga Europa era a Juventus e foi o Benfica que a eliminou neste mesmo estádio. É natural que o Benfica possa pensar que é favorito, nós respeitamos isso, mas vamos demonstrar dentro de campo que merecemos vencer."

"Esta temporada tem sido especialmente feliz para nós na Europa League. A nossa trajetória culmina na quarta-feira, onde esperamos sair vencedores. É a última barreira e a derradeira oportunidade que assumimos. Temos que desfrutar deste momento e enfrentá-lo com dedicação, trabalho e não pensar nas consequências". Disse o técnico de 42 anos.

Ausências

A escalação de Gameiro é duvida, já que o jogador ainda se recupera de uma lesão no joelho. Samperio é um desfalque certo do Sevilla, o jogador está suspenso. O Benfica tem três jogadores importantes fora: Lazar Markovic, Enzo Pérez e Eduardo Salvio.

Outros ausentes: Silvio (Benfica), Fejsa (Benfica), Cheryshev (Sevilla), Cristóforo (Sevilla) e Vitolo (Sevilla).

Head To Head

As únicas partidas entre as equipes aconteceu na temporada 1957-58, na Copa dos Campeões, o Sevilla venceu na Espanha por 3 a 1 e em Lisboa apenas empatou em 0 a 0.

Ficha Técnica

Competição: Uefa Europa League
Horário: 15:45
Estádio: Juventus Stadium (Turim)
Árbitro: Feliz Brych (ALE)
Assistentes: M. Borsch (ALE), S. Lupp (ALE), M. Mazic (SER)

Prováveis Escalações:
Sevilla: Beto; Coke, Fazio, Pareja, Fernando Navarro; Mbia, Daniel Carriço, Gameiro, Rakitic, Reyes; Bacca.
Benfica: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Guilherme Siqueira; André Almeida, Rúben Amorim, Gaitán; Sulejmani, Lima, Rodrigo.

Foto: (Divulgação/UEFA)

3 comentários:

  1. Sevilha 2 a 0 no Benfica, Befica mais um ano na seca

    ResponderExcluir
  2. luisão marca de cabeça hoje hein.... mesmo markovic fazendo besteira o benfica é campeão

    ResponderExcluir