domingo, 4 de maio de 2014

Eredivisie: 34ª rodada (resultados e classificação)

Chegamos a última rodada da Eredivisie. Com o título já definido, as atenções se voltaram para a luta por uma vaga direta na Europa League e a fuga do rebaixamento direto. Na primeira batalha, o PSV cumpriu o dever de casa e acabou com as esperanças de Vitesse e Heerenveen de conseguirem uma vaga direta na competição europeia. Já na luta contra o rebaixamento, a emoção foi até os últimos minutos, isso porque o Roda estava vencendo o GAE por 1 a 0, e o NEC sendo derrotado pelo Ajax (2 a 1). Esses resultados deixavam as equipes empatadas na tabela e levavam a decisão do rebaixamento para o saldo de gols, no qual o Roda sairia vitorioso (-25 a -29), porém, aos 88 minutos, Jahanbakhsh marcou o gol de empate do NEC. Com o resultado, a equipe terminou um ponto a frente do Roda e evitou o rebaixamento direto. A permanência na Eredivisie será disputada com o time vencedor dos playoffs da Eerste Divisie (Jupiler League). Confira os resultados da última rodada do campeonato holandês:  




Cambuur Leeuwarden 1 x 2 ADO Den Haag
Cam: Leeuwin (35')
ADO: Kramer (73'), (83')

Utrecht 2 x 1 Vitesse
Utr: De Ridder (40'), Agudelo (78')
Vit: Labyad (68')

AZ Alkmaar 1 x 1 Feyenoord
AZ: Gudmundssson (88')
Fey: Immers (54')

RKC Waalwijk 0 x 3 Heerenveen
Hee: van den Berg (40'), Basaçikoglu (58'), Finnbogason (pen. 67')

Go Ahead Eagles 0 x 1 Roda JC
Rod: De Beule (16')

Ajax 2 x 2 NEC Nijmegen
Aja: Leiwakabessy (9' - GC), Bojan (83')
NEC: Jahanbakhsh (74'), (88')

PSV Eindhoven 2 x 0 NAC Breda
PSV: Depay (16'), Bruma (60')

Groningen 3 x 1 Heracles Almelo
Gro: Zivkovic (16'), van der Velden (68'), de Leeuw (72')
Her: Rosheuvel (34')

Twente 2 x 2 PEC Zwolle
Twe: Ebecilio (21'), Tadic (28')
Zwo: Karagounis (27'), Narsingh (71')



Análise da rodada

Com vários times sem objetivos na última rodada do campeonato, alguns jogos tornaram-se sem importância, como a boa vitória do Heerenveen sobre o RKC e o empate entre AZ e Feyenoord. Porém, algo importante pode ser tirado da última rodada da Eredivisie: a derrota do Vitesse para o Utrecht. Mesmo precisando da vitória para manter chances de classificação direta para a Europa League, os comandados de Peter Bosz decepcionaram os torcedores na partida contra o Utrecht, clube que faz uma temporada ruim, e conviveu com o risco de rebaixamento até poucas rodadas para o final da competição. Sem vencer há sete jogos, o Vitesse tem jogo decisivo na próxima quarta-feira, quando encara o Groningen fora de casa pelos playoffs para a Europa League. 

A rodada também foi marcada por despedidas: Dick Advocaat e Ronald Koeman encerraram suas participações na Eredivisie com um empate em 1 a 1; no Twente, três jogadores deram adeus ao clube: Peter Wisgerhof e Sander Boschker se aposentarão ao final da temporada, e Roberto Rosales trocará os Tukkers pelo Málaga para a temporada 2014/15; e ainda van Basten deu adeus ao cargo de técnico do Heerenveen com uma excelente vitória sobre o RKC, 3 a 0. 

O que esperar dos playoffs?

Na próxima quarta-feira (07), serão realizadas as partidas de ida dos playoffs qualificatórios para a Europa League. Às 13:45 (horário de Brasília), Groningen e Vitesse se enfrentam no Euroborg, enquanto às 15:45, AZ e Heerenveen duelam no AFAS Stadion. 

Groningen x Vitesse

O chamado "exército verde-branco" vem de uma grande sequência na Eredivisie, conquistando seis vitórias consecutivas, o que foi determinante na conquista do 7º lugar na tabela. Do outro lado, a situação do Vitesse é totalmente diferente, a equipe não vence há seis jogos e vive sua pior fase em toda a competição. Seu principal destaque no início da temporada, o brasileiro Lucas Piazón, perdeu espaço no elenco e não marca há dez jogos. A equipe que já foi líder do campeonato e candidata a destaque da temporada pode ficar pelo caminho contra a motivada equipe do Groningen.
Meu palpite: Groningen.

AZ Alkmaar x Heerenveen

Apesar de ser a equipe holandesa que chegou mais longe numa competição europeia esta temporada, o AZ não vence há cinco jogos na Eredivisie. Porém a equipe conta com o 3º artilheiro do campeonato, o americano Aron Jóhannsson que marcou 17 gols em seus 32 jogos pela Eredivisie. A principal arma do Heerenveen também está no ataque, o islandês Alfred Finnbogason, artilheiro da Eredivisie com 29 gols, já balançou as redes dos Kaaskoppen três vezes nesta temporada. O índice de gols do confronto também é alto: foram 3 partidas disputadas nesta temporada: 2 vitórias do Heerenveen por 5 a 1 e 4 a 2, além de um empate em 2 a 2, uma média impressionante de 5,3 gols por jogo. Parece que este confronto tem todos os ingredientes para uma partida emocionante.
Meu palpite: empate.

Confira a classificação da Eredivisie após 34 rodadas

           Tabela: Soccerway 



Nenhum comentário:

Postar um comentário