sábado, 24 de maio de 2014

UEFA Champions League: Real Madrid X Atlético de Madrid

O Real Madrid e o Atlético de Madrid, se encontraram no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo válido pela final da UEFA Champions League, o maior campeonato de clubes do mundo. O Real venceu o Atlético de virada na prorrogação por 4X1 (Godín, Ramos, Bale, Marcelo e Ronaldo), um jogo espetacular, realizado por times que fizeram temporadas espetaculares.

A partida também foi marcada por alguns recordes, alguns deles são: 1. Primeira final da UEFA Champions League realizada entre clubes da mesma cidade; 2. O Real Madrid tem o melhor ataque da história da Liga dos Campeões "moderna", marcando 41 gols em 13 jogos. 3. Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador a fazer gol na final por dois times diferentes. 4. Cristiano Ronaldo se tornou o maior artilheiro da Champions em uma única edição, com 17 gols em 13 jogos. 


Ansiedade toma conta
O grande jogo começava e as duas equipes de Madrid tentavam fazer seu melhor e ser o melhor time, mas ansiedade e tomava conta. Os dois times muito bem distribuídos em campo já davam a impressão de que seria um jogo espetacular desde o começo. 

O Real Madrid se saia melhor, tocava a bola bem e lidava com a pressão pelo décimo título, porém não conseguia acertar o último passe, o que era o mesmo erro do Atlético de Madrid, mas o principal erro do Atlético havia sido escalar Diego Costa, que acabou saindo aos 9'. A primeira finalização da partida foi de Raúl Garcia, aos 13', o meia arriscou de fora da área mas acabou mandando longe do gol. 

Boas chances e o gol
Sem sua principal arma que é o contra-ataque, o Real tentava se virar mas não conseguia acertar o último passe, quando finalmente conseguiu o contra-ataque, aos 26', Raúl Garcia fez falta dura em Dí Maria, na cobrança da falta, Ronaldo bateu no meio do gol, defesa fácil para Courtois. Aos 31', Tiago errou a saída de bola, Bale aproveitou, invadiu a área e quase marcou o primeiro gol da partida.


No erro do Real em uma cobrança de escanteio, aos 36', numa saída estranha de Casillas, Godín aproveitou e marcou o primeiro gol da partida, o seu segundo na UEFA Champions League. Alguns minutos depois, em outra jogada de escanteio cobrado por Gabi, os rojiblancos assustaram com Adrián.

O primeiro tempo acabou em 1X0 para o Atlético de Madrid, um jogo equilibrado e tenso, onde o Atlético aproveitou melhor suas chances. Já o Real Madrid sempre falhando no último passe, e com Ronaldo sem estar 100%, sem aquela explosão que costuma decidir as partidas para os merengues.
 
Atlético melhor no começo do 2º tempo

As equipes voltaram para o segundo tempo e o jogo ficou travado e tenso, nenhuma das equipes conseguiam criar boas chances ou achar espaço, até que aos 52', Dí Maria fez fila e foi derrubado por Miranda, Ronaldo foi para cobrança da falta, cobrou bem, e Courtois fez grande defesa. Depois, Cristiano teve mais duas chances seguidas em duas cobranças de escanteio.


O Atlético pressionava e apostava em cruzamentos, em bolas aéreas, mas sempre algum defensor do Real tirava, a pressão se tornou mais frequente após a saída de Khedira, quando os merengues ficaram mais abertos. Enquanto isso, o erro do Real Madrid no ataque continuava sendo a falha no último passe. 

Pressão merengue, retranca colchonera e o gol
A pressão mudou de lado, los blancos tinham mais chances, pressionavam mais, porém não eram eficientes. Nem Bale, nem Ronaldo, os dois principais jogadores do Real tinha muitas chances, mas não estavam com o pé calibrado, chances que normalmente aproveitariam. E isso se repetia por 30 minutos seguidos. O Atlético tenso, fazia muitas faltas, e os merengues não aproveitavam, nem arriscavam de fora da área, quando tinha chances.

Nos acréscimos, Modric cobrou escanteio, Sergio Ramos pulou no segundo andar, e o
zagueiro artilheiro decidiu para o Real Madrid novamente, a torcida fazia a festa em Lisboa. E Simeone que havia colocado mais um zagueiro se arrependia na decisão.


O segundo tempo terminava em 1X1, o Real Madrid empatou merecidamente, criou mais chances e lutou até o final contra o retrancado Atlético de Madrid, as equipes iam para a prorrogação.

Gols do título

Na prorrogação, o jogo voltava ao normal, sem a pressão do Real e sem a retranca do Atlético, as condições físicas dos jogadores atrapalhavam um pouco o jogo. Os merengues estavam melhor, chegando mais ao ataque, Ronaldo se posicionava como centroavante enquanto Morata fazia o papel que o português estava fazendo. Do lado colchonero, Alderweireld fazia o papel de lateral esquerdo no tradicional 4-4-2. E com poucos minutos, a pressão merengue voltara.

O primeiro tempo da prorrogação terminou em 1X1, os dois times tiveram algumas chances, o Real Madrid estava melhor, atacando mais, se a pressão fosse idêntica àquela do final do segundo tempo, seria provável o segundo gol merengue. 

No segundo tempo da prorrogação, aos 110', Dí Maria puxou contra-ataque pela direita, finalizou para defesa de Courtois, no rebote, Bale fez de cabeça. E depois de tantas chances, o galês finalmente marcou. O Atlético respondia, tentava buscar o empate, em outra saída estranha de Casillas, a bola sobrou pra Tiago que chutou por cima.

A chances colchoneras acabaram quando, aos 118', após troca de passes do Real, a bola sobrou para Marcelo que invadiu a área e mandou pro fundo das redes. Pra piorar a situação pro Atlético de Madrid, aos 119', o juiz assinalou pênalti de Godín em cima de Ronaldo, ele mesmo cobrou e mandou pro fundo das redes. Com o gol, Cristiano se tornou o primeiro jogador a marcar em finais da Champions por clubes diferentes.

O Real Madrid conquista La Décima
O jogo terminou em 4X1 para o Real Madrid, vitória merecida para aquele que não parou de atacar quando estava ganhando, título merecido para aquele que marcou mais gols e fez uma temporada excelente. Mais um título merecido para o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, que ganhou sua segunda Champions League em sua casa, Lisboa, Portugal.

Sem desmerecer o Atlético, parabenizo-o pela grande partida, se houvesse sido campeão também seria campeão merecido. O Atlético de Madrid foi a surpresa da temporada chegando a final da Champions, derrubando o rodízio entre o Barcelona e o Real Madrid na Liga BBVA, e fazendo outra temporada fantástica. 



Ficha Técnica

Real Madrid:Casillas; Carvajal, Ramos, Varane, Coentrão (Marcelo 58'); Khedira (Isco 58'), Modric, Dí Maria; Ronaldo, Bale e Benzema (Morata 78'). 
Técnico: Carlo Ancelotti
Formação: 4-3-3

Atlético de Madrid:Courtois; Juanfran, Miranda, Godín, Filipe Luís (Alderweireld 82'); Tiago, Gabi, Koke, Raúl Garcia (Sosa 65'), David Villa; Diego Costa (Adrián Lopes, 09').
Técnico: Diego Simeone
Formação: 4-4-2

Estádio: Estádio da Luz (Lisboa/ Portugal)
Público: 60.976
Árbitro: Björn Kuipers
Gols: Godín (36'), Ramos (90'+3), Bale (110'), Marcelo (118'), Ronaldo (120')
Cartões Amarelos: Raúl Garcia (26'), Ramos (26'), Khedira (45'), Miranda (52'), David Villa (72'), Juanfran (74'), Koke (86'), Carvajal (89'), Gabi (99'), Marcelo (119'), Ronaldo (120'), Varane (120')
Cartões Vermelhos: Diego Simeone (120') 




Nenhum comentário:

Postar um comentário