sábado, 24 de maio de 2014

Formula 1: Treino oficial do GP de Mônaco

Um dos momentos mais aguardados da temporada da Formula 1 é o Grande Prêmio de Mônaco. A corrida monegasca é disputada anualmente desde 1955 e reconhecida mundialmente por ter como plano de fundo um dos cenários mais belos do mundo: o Principado de Mônaco. Além das belas imagens, a corrida propicia duelos espetaculares em meio as estreitas ruas do principado, e também aumenta a possibilidade de surpresas no pelotão da frente; tudo isso graças aos poucos pontos de ultrapassagens do circuito. Como na temporada passada, o campeonato é dominado por uma equipe, e o GP monegasco novamente é a principal oportunidade para os adversários tentarem quebrar o domínio da absoluta Mercedes.

STR surpreende e marca o primeiro tempo no Q1, Kvyat dava o seu cartão de visitas

Nos treinos livres, as Mercedes mantiveram o domínio em condições normais, porém, Ricciardo e Vettel ficaram a poucos décimos das flechas prateadas e pareciam ser as únicas ameaças das flechas prateadas. Alonso até liderou uma sessão, mas a chuva impediu que o primeiro lugar no segundo treino livre tornasse o espanhol como um dos favoritos a vitória. No Q1, as esperadas zebras não deram as caras. Os destaques da sessão ficaram a cargo dos dois pilotos da STR: Jean-Eric Vergne conseguiu uma volta voadora nos últimos instantes e superou as Mercedes, marcando o primeiro tempo da sessão; já Daniil Kvyat terminou apenas em 16º, mas chamou a atenção por outro motivo. O jovem piloto russo fazia sua estreia em circuitos de rua! No início, Kvyat pareceu tenso, completou apenas uma volta rápida e estava na última posição. Porém o russo foi se soltando, se sentindo mais confortável no carro, e conquistou a vaga entre os 16 melhores nos instantes finais. Com muita agressividade, o russo mostrou que viria mais por aí...


Kvyat foi a grande surpresa do treino (Foto: formule1.nl)

Massa sequer participa da segunda sessão, Mercedes voltam à ponta.

No início do Q2, novamente a torcida brasileira teve que lamentar mais um precoce abandono de Felipe Massa. Desta vez, o piloto e a escuderia não tiveram culpa do incidente, que foi causado ainda no Q1 pelo piloto sueco Marcus Ericsson, da Caterham. Em sua primeira temporada na F1, Ericsson assumiu a culpa pelo acidente e lamentou ter atrapalhado o desempenho do brasileiro. Massa havia conquistado a vaga na segunda sessão e retornava para os boxes, enquanto Ericsson buscava melhorar sua posição de largada, como manda a regra, o brasileiro deu passagem ao sueco, este por sua vez que perdeu o controle do carro e colidiu com o brasileiro. A Williams de Massa não sofreu danos, mas o motor "morreu" e o brasileiro não pôde voltar a garagem da equipe. Com isso, o brasileiro não conseguiu participar do Q2 e teve de se contentar com o 16 lugar. Dentre as surpresas estão a eliminação de Button, que vê sua vida complicada diante do estreante Magnussen, e o avanço da dupla da STR, com destaque para o estreante Kvyat, que marcou o sétimo tempo.

Rosberg "erra", mas conquista a pole, Hamilton fica em segundo

Novamente sem adversários a altura, a luta pela pole ficou entre as Mercedes de Rosberg e Hamilton. Na primeira tentativa de ambos os pilotos, o alemão saiu em vantagem por menos de um décimo de segundo. As brigas internas se intensificaram ainda mais com os pilotos de RBR ocupando o terceiro e o quarto lugares, e os Ferraristas Alonso e Räikkönen ocupando quinta e sexta posições. Sabendo-se que a pole-position é de extrema importância em Mônaco, Rosberg e Hamilton foram com todas as sua forças para suas últimas tentativas. Porém, o alemão errou o ponto de frenagem na curva Mirabeau e foi para na área de escape, causando bandeira amarela no setor. Hamilton, que vinha atrás, foi obrigado a reduzir a velocidade e acabou perdendo tempo, o que fez com que o britânico desistisse da volta. O lance criou uma polêmica: teria Rosberg causado a bandeira amarela propositalmente? De qualquer forma, o alemão conquistou sua segunda pole no ano e deve travar um dos duelos mais esperados do ano com seu companheiro e maior rival no campeonato Lewis Hamilton.

rosberg hamilton gp monaco fórmula 1 (Foto: AP)
"Erro" de Rosberg criou polêmica e mal-estar entre os companheiros de equipe (Foto: AP)

O destaque: A Scuderia Toro Rosso

Com uma excelente sessão de qualificação, o destaque do treino oficial para o GP monegasco é a STR. A equipe não vem tendo um bom início do campeonato, marcando apenas 8 pontos em cinco corridas, porém os pilotos Jean-Eric Vergne e Daniil Kvyat conquistaram bons resultados na sessão qualificatória deste sábado, e prometem ser uma das surpresas na corrida de amanhã. A equipe busca igualar o feito da primeira corrida da temporada, onde seus dois carros marcaram pontos.

A decepção: Jenson Button

Protagonista de um bom início da McLaren na temporada, Jenson Button foi mal nos treinos de hoje e sequer avançou ao Q3. O pódio na Austrália (herdado após a desqualificação de Ricciardo) denunciava que seria este um bom começo de temporada para o piloto britânico, mas após o sexto lugar na Malásia, Button não marcou pontos e tem apenas 3 pontos de vantagem para seu companheiro Kevin Maghnussen, estreante na categoria. O inglês tem 252 GPs disputados e já se cogita sua aposentadoria no final da temporada.

Confira a classificação oficial para o GP de Mônaco: 

Classificação - Monaco
Tabela: F1Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário