domingo, 25 de maio de 2014

Formula 1: GP de Mônaco

Neste domingo (25), foi realizado no Principado de Mônaco, a 61ª edição do tradicionalíssimo GP de Mônaco. O clima de tensão na protagonista do campeonato (Mercedes) foi o assunto mais falado desde o treino oficial, e Hamilton comparou a situação atual do campeonato com uma das rivalidades mais lembradas na Formula 1: Senna x Prost na McLaren. As atenções se voltaram também a dois estreantes; Ricciardo dispuatava seu primeiro GP pela RBR e já figurava na terceira posição, superando o tetra campeão mundial Sebastian Vettel; e Daniil Kvyat, que estreava em circuito de rua e conseguira uma excelente 9ª posição no grid de largada. 

Rosberg larga bem e evita aproximação de Hamilton; Vettel abandona nas primeiras voltas

Grande expectativa antecedia a largada do GP, a luta pela liderança entre os agora rivais Hamilton e Rosberg era iminente, além de um alto risco de acidentes, característicos das largadas do GP. Porém, Rosberg largou bem e sequer dividiu a primeira curva com Hamilton; a Sainte Devote fora concluída sem grandes incidentes, mas ainda na primeira volta, na saída da Mirabeau, Pérez foi tocado por Button e parou no guardrail, era o segundo abandono no GP, o primeiro foi de Maldonado, que não largou devido a problemas mecânicos. Ainda no pelotão de frente, Vettel assumiua o terceiro lugar, seguido de Räikkönen, na quarta posição. Ricciardo largou mal e caiu para quinto ainda na primeira volta. Felipe Massa foi beneficiado com os abandonos de Maldonado e Pérez, somando a ultrapassagem sobre Grosjean, o brasileiro já ocupava o 13° posto ao final da primeira volta, que foi completada atrás do Safety-Car.

Na relargada, a esperança de uma disputa entre Rosberg e Hamilton novamente foi pelos ares, o alemão soube controlar bem o ritmo antes de cruzar a linha e conseguiu uma vantagem segura sobre o inglês. No 3° posto, Vettel apresentava problemas e não conseguiu acompanhar o ritmo dos ponteiros, sendo forçado a abandonar na 5ª volta. Esta é a segunda vez na temporada que Vettel sofre com problemas mecânicos em seu RB10, a falta de sorte atrapalha o piloto no campeonato mundial, onde Seb é apenas o 7° colocado, 9 pontos atrás do companheiro de RBR Daniel Ricciardo. Algumas voltas depois, o estreante na pista e na categoria, Daniil Kvyat, dava adeus ao fim de semana promissor que o havia colocado na 9ª posição do grid de largada. Com 10 voltas completadas, só restaram 18 carros nas ruas do Principado.

F1 Grand Prix of Monaco : News Photo
Vettel teve problemas na quinta volta e precisou abandonar (Foto: CliveMason/Getty Images)

A corrida seguiu com poucas lutas por posição, sendo movimentada principalmente pelas arrojadas manobras de Adrian Sutil. O alemão que caiu para a última posição na largada buscava a recuperação, e deu um show contra as equipes nanicas, fazendo belas ultrapassagens na curva Loews. Porém, o alemão perdeu o controle de sua Sauber na perigosa saída do túnel, batendo forte contra o guardrail. O Safety-Car antecipou as paradas de alguns carros, como as Mercedes de Hamilton e Rosberg. Com boa vantagem, os pilotos voltaram na liderança e continuaram seguidos por Ricciardo e Alonso. Em sua troca de pneus, Räikkönen acabou tocado por Max Chilton e teve um pneu furado, precisando voltar aos boxes na volta seguinte, perdendo várias posições. Massa foi o único a não parar na entrada do carro de segurança, e agora ocupava a 5ª posição.

O SC seguiu na pista até a volta 31, na relargada, nenhum incidente e as posições se mantiveram. A corrida seguiu tranquila, com poucas ultrapassagens, uma característica de Mônaco. Na parte final do grid, Räikkönen movimentou a prova num duelo com o japonês Kamui Kobayashi, da Caterham. Os dois travaram os pneus na saída do túnel e Koba acabou cortando a chicane. Na curva seguinte, Kobayashi cedeu a posição ao finlandês e acabou ultrapassado também por Jules Bianchi, da Marussia. O francês vinha numa excelente corrida, levando a equipe russa a sua melhor posição na temporada.

Na volta 40, os líderes novamente se aproximavam. Hamilton chegou em Rosberg, porém o alemão apertou o ritmo e se manteve na frente. Na volta 45, Massa foi aos boxes pela primeira vez, retornando em 11º, ainda fora da zona de pontuação. Com poucas brigas, os abandonos foram as únicas oportunidades de avanço no grid. Vergne, na volta 50 e Bottas na 55, tiveram problemas no motor e abandonaram, colocando Massa e o surpreendente Bianchi na zona de pontuação. A esta altura, o francês marcava os primeiros pontos da história da Marussia.

Ricciardo pressiona, mas Hamilton mantém segundo lugar; Bianchi conquista primeiros pontos da Marussia

F1 Grand Prix of Monaco : News Photo
Hamilton e Ricciardo lutaram até o fim da prova pelo segundo lugar (Foto:Mark Thopson / Getty Images)

A corrida seguiu pouco movimentada e o final se aproximava. Hamilton estava a mais de cinco segundos de Rosberg e reclamava de algo que comprometia sua visão dentro do capacete. Massa mantinha a 9ª posição, porém 10 segundos atrás de Räikkönen. Mas, o final que parecia ser morno, tornou-se quente. Ricciardo voou na pista e alcançou Hamilton, que tentava se defender mesmo sem enxergar. Na parte intermediária, Räikkönen errou ao tentar ultrapassar Magnussen e ambos ficaram parados na Loews, o finlandês precisou trocar o bico, enquanto Magnussen voltou na 10ª posição. Jules Bianchi, agora em oitavo, foi punido por cumprir o stop and go durante bandeira amarela, o francês teria cinco segundos acrescentados ao tempo final de prova.

Tranquilo, Rosberg cruzou em primeiro e reassumiu a ponta do mundial, Hamilton novamente precisou se superar e terminou em segundo, poucos décimos à frente de Ricciardo, que completou o pódio. Massa fez excelente corrida e terminou em 7°, Bianchi acabou em oitavo, porém foi classificado como nono, devido a punição recebida em pista, nada que tirasse a alegria dos primeiros pontos de piloto e equipe na categoria.

Com a vitória, Nico Rosberg reassume a ponta no mundial de pilotos, e agora, leva 4 pontos de vantagem para o vice-líder Lewis Hamilton (122 a 118); na terceira posição com 61 pontos, Fernando Alonso leva 7 pontos de vantagem para Ricciardo, quarto colocado. Hülkenberg fecha o Top 5 com 47 pontos ganhos. No mundial de construtores, o domínio dos motores Mercedes já não existe mais. A líder continua sendo a absoluta Mercedes, com 240 pontos em 6 corridas, seguida pela RBR com 99. A Ferrari aparece em terceiro com 78, seguida pela Force India com 67, McLaren e Williams aparecem empatadas na quinta posição com 52 pontos ganhos.

O destaque: a dupla francesa

Correndo "em casa", Romain Grosjean e Jules Bianchi marcaram pontos juntos pela primeira vez. Romain completou a prova em nono, mas herdou a oitava posição de Jules graças a punição recebida pelo posicionamento errado no grid de largada. Bianchi marcou pontos pela primeira vez na categoria e disse estar orgulhoso de todo o trabalho desempenhado pela equipe durante o GP. Bianchi conquistou os títulos da Formula Renault francesa e da Formula 3 europeia, além de ser vice campeão da Formula Renault 3.5 antes de chegar a F1, como piloto de testes da Ferrari. O resultado obtido hoje pode pesar na escolha de um futuro substituto na escuderia italiana, sendo que tanto Räikkönen e Alonso são cogitados para deixarem a equipe ao final da temporada.

A decepção: a dupla finlandesa

esperançosos com o jovem piloto Valtteri Bottas, os finlandeses não puderam vibrar com o fim de semana do garoto em Mônaco. Bottas se qualificou na 13ª posição, chegou a frequentar a zona de pontuação, mas abandonou na volta 55. Kimi Räikkönen largou bem e terminou a primeira volta em terceiro, mas sofreu um toque de Max Chilton e etev um pneu furado, sendo forçado a pela segunda vez. Se não bastasse isso, Kimi ainda tocou em Magnussen nas últimas voltas e precisou voltar novamente aos boxes para trocar o bico, terminando na modesta 12ª posição. O resultado foi um fim de semana sem pontos para ambos os pilotos, o que prejudicou a classificação no mundial. Bottas é agora o sétimo, com 34 pontos, enquanto Räikkönen ocupa a 12ª posição, com 17 pontos ganhos.

Confira a classificação oficial do GP de Mônaco:

    Mônaco
Tabela: F1Team
*Jules Bianchi foi penalizado com cinco segundos e perdeu a oitava posição para Romain Grosjean


Nenhum comentário:

Postar um comentário