sábado, 10 de maio de 2014

Formula 1: Treino oficial do GP da Espanha

Neste sábado (10), foi realizado o treino oficial para o GP da Espanha de Formula 1, que será realizado amanhã no circuito de Montmeló, Catalunha. A expectativa para o GP era grande, principalmente com relação as mudanças trazidas por cada equipe para compor seus respectivos carros. Com isso, esperava-se que o domínio da Mercedes fosse reduzido em alguns décimos, ou segundos, tornando a disputa mais imprevisível. Porém, as três sessões de treinos livres provaram o contrário, Hamilton liderou as duas primeiras, e Rosberg a terceira, mostrando que o domínio da escuderia estava longe de acabar.
As equipes das quais mais se criou expectativa além dos alemães foram os austríacos da RBR e os ingleses da Williams. Com evoluções consideráveis desde o início da temporada, Vettel e Ricciardo queriam se estabelecer como a 2ª maior força do grid; já a Williams buscava mais uma vez, fazer jus as expectativas criadas desde as sessões de pré-temporada, que apontavam os ingleses como favoritos as vitórias.

Treino começa movimentado e surpresas aparecem no Q2

No início do Q1, o retrato do péssimo momento vivido por Maldonado na Lotus. Superado pelo companheiro Grosjean em todos os treinos oficiais da temporada, Maldonado errou logo na volta de aquecimento, quando perdeu o carro e colidiu com o muro, quebrando a suspensão dianteira direita. Sequer marcou tempo e não vai largar na última posição graças a punição sofrida por Vergne. Certamente o início péssimo de temporada do venezuelano pode custar caro no final do ano. O incidente causou bandeira vermelha e o treino ficou parado por alguns minutos. Na volta da sessão, o que se viu foram muitas escapadas, em razão do forte vento na região somado com a falta de aderência dos pneus duros. A única surpresa foi a dificuldade de Button em colocar o carro entre os 16 melhores. O inglês só conseguiu o feito com o cronômetro zerado. Rosberg liderou o Q1 com Hamilton em segundo.

F-1 - Treino GP Espanha - Maldonado rebocado (Foto: AFP)
Carro de Maldonado é retirado do local após batida. Início ruim do piloto pode danificar ainda mais sua imagem na F1 (Foto: AFP)

No Q2, mais uma vez tivemos o número de carros reduzidos. Desta vez, Magnussen apresentou problemas em sua McLaren e não treinou; Vergne também não foi para a pista mas por razão diferente. O piloto será punido por um erro da equipe na 2ª sessão de treinos livres, onde foi liberado dos boxes sem uma das rodas traseiras. o francês perderá 10 posições no grid e largará de último. Ao contrário do Q1, tivemos zebras passeando na segunda qualificação. Hulkenberg e Pérez, a dupla da Force India, 3ª colocada no mundial de construtores, ficou de fora do Q3. Pérez errou na volta decisiva e terminou em 12º; Hulk estava em 9º quando voltou aos boxes, estratégia mal-calculada e o alemão perdeu a vaga para Button, nos instantes finais. A grande surpresa foi novamente Grosjean. O francês conseguiu pela 2ª vez no ano levar a debilitada Lotus ao Q3, desta vez com 0.4 segundos de vantagem para o 11º colocado.

No Q3, Mercedes confirma favoritismo, Massa erra e larga em nono

Parece que a bruxa estava solta em Barcelona. Novamente não tivemos o número total de carros na terceira qualificação. Desta vez, Vettel sofreu problemas mecânicos e parou antes mesmo de completar a primeira volta. Vale lembrar que Seb sofreu uma pane elétrica na sexta-feira, que o impediu de treinar durante o dia. Mais uma vez o treino foi interrompido por alguns minutos. No reiniciar da sessão, Hamilton assumiu a ponta seguido de Rosberg, Ricciardo vinha em terceiro. Mesmo com pneus usados, Hamilton e Rosberg permaneceram mais velozes que os concorrentes, provando que a equipe promete manter o desempenho avassalador conquistado nas primeiras quatro corridas da temporada. Com menos de 5 minutos para o fim do treino, todos teriam apenas uma chance com um jogo de pneus novo. Como já era de se esperar, o domínio da Mercedes aumentou, e Hamilton cravou a pole 0.2 segundos mais rápido que Rosberg, este que levou 8 décimos de vantagem para o terceiro colocado, o até então ótimo Daniel Ricciardo. Bottas superou Massa novamente e vai largar de um excelente 4º lugar. Grosjean, a surpresa da temporada até então, fez uma excelente sessão e sai da 5ª posição. Felipe Massa teve apenas uma volta para garantir tempo no Q3, vinha bem mas cometeu um erro no setor final e larga do 9º lugar.


Hamilton confirmou o favoritismo da Mercedes e superou Rosberg (Foto: Getty Images)


O destaque

É inevitável não apontar Romain Grosjean como grande destaque da sessão qualificatória de hoje. O francês vem fazendo um excelente campeonato, superando o companheiro em todos os treinos oficiais, porém as limitações do carro comprometem várias vezes as chances de uma boa corrida. Para obter um bom resultado amanhã, Grosjean pode se inspirar no que Maldonado fez há dois anos, quando venceu o GP da Espanha à bordo da Williams, que viveu uma de suas piores temporadas no ano de 2012.

A decepção

Se há dois anos Maldonado era motivo de alegria, hoje a situação muda completamente. O venezuelano faz um de seus piores inícios de temporada, terminando as 5 primeiras qualificações atrás do companheiro de equipe. Além disso, completou apenas 2 das 4 provas realizadas até aqui, terminando ambas em 14º. A pior façanha ainda não foi citada, Maldonado é o último colocado no campeonato, ficando atrás até mesmo dos pilotos das equipes Marussia e Caterham, consideradas as "nanicas" da F1.

Confira a classificação oficial para o GP da Espanha 

Classificação - Espanha
Tabela: F1Team 
*Vergne perderá 10 posições por ter sido liberado de forma insegura dos boxes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário