segunda-feira, 7 de julho de 2014

Em busca de vaga na final, Brasil encara Alemanha no Mineirão

Em jogo válido por uma das semifinais da Copa do Mundo da Fifa de 2014, o Brasil enfrenta a Alemanha no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os alemães vêm em uma boa sequencia de jogos e não perde desde junho do ano passado, quando foi derrotado pelos Estados Unidos com um time alternativo. A seleção canarinho perdeu pela última vez em agosto de 2013, para a Suíça.

Os brasileiros já enfrentaram os alemães em 9 oportunidades, sendo 5 vitórias para a nossa seleção – com 21 gola a favor, 2 empates e 2 vitórias dos europeus – 13 tentos marcados. A última partida entre as duas seleções foi em 10 de agosto de 2011, com o resultado de 3 a 2 para a Nationalelf, em Stuttgart. Gols de Schweinsteiger, Gotze e Schurrle; Robinho e Neymar.


Os dois principais jogos entre eles tiveram vitória da amarelinha. Em 1999, na Copa das Confederações, o Brasil meteu 4 a 0. Gols de Zé Roberto, Ronaldinho e dois de Alex. Em 2002, na final da Copa do Mundo  da Ásia, Ronaldo deu show e a quinta estrela foi bordada no peito.

A campanha dos dois times na Copa são parecidos, passaram em primeiro dos seus grupos com 7 pontos, tiveram dificuldades para passar nas oitavas e venceram por um gol de diferença nas quartas. Será o primeiro jogo da Alemanha no Mineirão nessa Copa, o Brasil fará o segundo.

O árbitro da partida será o Marco Rodríguez, ele foi o árbitro do jogo em que o atacante uruguaio Luiz Suárez mordeu o ombro de Chiellini. Na partida, o mexicano acabou não vendo a mordida do atacante e acabou que não expulsou o atleta. O juiz de 40 anos também apitou Bélica e Argélia.

Neymar fora da Copa, Thiago Silva suspenso e duvidas na escalação

O camisa 10 da seleção brasileira é o grande desfalque do Brasil para o restante do Mundial. Neymar fraturou uma das vertebras e precisará de 6 semanas para se recuperar. O melhor jogador da seleção fará falta e deixou para o técnico Luiz Felipe Scolari uma grande questão para ser resolvida.

Felipão falou sobre a ausência do craque: “Neymar, aos nos deixar, deixou muito dele conosco, e levou muito de nós com ele. Nós não vamos estar jogando apenas por nós, por nosso país, por tudo que imaginamos e sonhamos, mas também pelo Neymar, por tudo o que fez por nós”, disse.

Thiago Silva, que suspenso, participou da entrevista criticou a entrada de Zuniga, lateral colombiano que ocasionou a lesão de Neymar: “A entrada foi um pouco covarde. Aquilo não foi um lance normal. Eu sou um zagueiro, sei como marcar. E aquilo não existe, tentar passar por dentro das costas de outro jogador com o joelho. A não ser que você esteja com o pensamento de atingir.”

Sobre o lance que lhe tirou da semifinal, o capitão comentou: “Estou muito tranquilo, até porque em nenhum momento eu quis tirar a bola do goleiro. Eu estava com cartão amarelo, eu não sou um juvenil, estava evitando fazer falta por causa do amarelo”, Dante é o cotado para entrar em seu lugar.

Na manhã desta segunda-feira (07), a seleção treinou normalmente na Granja Comary, em Teresópolis. Luiz Gustavo e Daniel Alves começaram no time titular –receberam os coletes: Júlio César, Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho, Paulinho e Oscar; Hulk e Fred. Mas depois, Felipão fez várias mudanças durante a atividade, despistando os presentes sobre uma possível escalação. As principais mudanças foram William no lugar de Paulinho, Hernanes na vaga de Fernandinho e Jô no ataque.

Fique de olho – David Luiz: O zagueiro comandará a defesa brasileira na ausência de Thiago Silva, o camisa 4 marcou um belo gol de falta no último jogo e garantiu a vitória. É até então considerado um dos destaques da Copa e é peça fundamental no elenco de Felipão. Será o capitão do time contra a Alemanha.

Misteriosa, Alemanha pode ter Lahm na direita e Klose no banco

No Maracanã, a seleção Alemã treinou na tarde desta segunda-feira (07), a imprensa só teve acesso a 15 minutos da atividade. É especulado que Joachim Löw mantenha Lahm na lateral direita. Na partida passada, o capitão atuou na defesa, a causa seria uma grupe contraída pelo zagueiro Mertesacker.
O técnico alemão atuou boa parte da campanha com uma linha de quatro zagueiros, com três volantes alterando posição e dois jogadores bem abertos. Outra possível mudança é a volta de Müller como centroavante e a vinda de Gotze do banco, deixando o camisa 19 e  Ozil abertos pelos flancos.
Löw comentou um possível escalação: “Todos os jogadores estarão com bom condicionamento. Analisarei nossa escalação esta noite e amanhã (terça-feira). Falarei com o time sobre isso.”

Sobre a arbitragem, o técnico alertou: “Foram faltas brutais. Esse tipo de combate físico, bloquear o adversário com toda a energia, acho que foi exagerado. Acredito que temos que parar com essas jogadas violentas. Vi jogos em que os limites foram ultrapassados”, falou.

Boateng, falou do encontro com o companheiro de Bayern, Dante. Com relação ao fato do brasileiro estar acostumado a jogar com os alemães, ele disse: “É uma vantagem e ao mesmo tempo desvantagem para ambos. Nós o conhecemos, ele nos conhece, e estamos ansiosos para vê-lo nesta terça.”

Fique de olho – Thomas Müller: Disputou 5 jogos e balançou a rede em 4 oportunidades. Ao todo tem 9 gols em Copas do Mundo e tem apenas 24 anos. Na última partida ele não jogou bem, só acertou 68% dos passes e chutou uma única vez, mas não podemos duvidar da capacidade de Müller.

Ficha técnica

Jogo: Brasil vs Alemanha, seimifinal da Copa do Mundo da Fifa 2014
Data: 08 de julho de 2014
Horário: 17h (BR)
Estádio: Governador Magalhães Pinto (Mineirão)

BRASIL: Júlio César; Maicon, Dante, David Luiz (c), Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho, Paulinho, Oscar; Hulk, Fred.

ALEMANHA: Neuer; Lahm (c), Boateng, Hummels. Howedes; Schweinsteiger, Khedira, Kroos; Ozil, Schurrle (Gotze); Muller.

Árbitro: Marco Rodríguez (Mex)
Auxiliares: Marvin Torrentera e Marcos Quintero (Mex)
Quarto árbitro: Mark Geiger (EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário