sexta-feira, 4 de julho de 2014

Copa do Mundo 2014: França X Alemanha


Nesta sexta-feira (04), Alemanha e França se enfrentaram no Maracanã em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo. As seleções europeias protagonizaram uma grande partida, e os alemães saíram com a vitória de 1X0. A Alemanha enfrentará o vencedor de Brasil X Colômbia na terça-feira (08).

Curiosidade: As únicas equipes com 4 ou mais títulos de Copa do Mundo (Itália e Brasil) conquistaram o tetra campeonato 24 anos após o tri, neste ano a Alemanha completa 24 anos da terceira vez que conquistou o título mundial.

Começo melhor e gol da Alemanha
A Alemanha começou melhor, tocava mais a bola e chegava mais ao ataque. A França não conseguia nem a bola, quanto mais criar jogadas de ataque, quando defendia o 4-3-3 francês virava um 4-5-1 com Benzema sozinho lá na frente. A melhor chance do começo do primeiro tempo foi da França, aos 7', Valbuena chega a linha de fundo e toca pra trás, lá estava Benzema que em finalização forte quase abriu o placar.

A França, quando atacava, chegava melhor que a Alemanha, os franceses tocavam passes rapidamente e chegavam bem a área. Os alemães valorizavam mais a bola e criavam várias chances, mas não tão perigosas. Aos 13', Kroos cobrou falta com perfeição e Hummels escorou de cabeça para o fundo das redes.

Jogo equilibrado e e bom primeiro tempo
Chegando a metade da primeira etapa, se via um jogo equilibrado, a França sempre chegava bem ao ataque, a Alemanha também mas os alemães valorizavam mais a bola enquanto os franceses chegavam com mais velocidade ao ataque aproveitando os espaços nas laterais com Valbuena e Griezmann. Aos 33', Griezmann chegou bem pela direita, cruzou para Valbuena que dominou e finalizou bem para o gol, só que Neuer fez uma grande defesa. 

Toni Kroos, cobiçado pelo Real Madrid e pelo Manchester United, era o principal jogador da Alemanha, armava bem as jogadas e seus passes pareciam que era com a mão, além de voltar muito bem para marcar. 
O defeito do ataque alemão era que os atacantes não conseguiam finalizar. Pelo lado da França, o destaque era Pogba, que ligava bem o jogo entre a defesa e o ataque, fazia e criava grandes jogadas. 

Do ataque francês, veio a melhor chance do final do primeiro tempo, aos 43', Benzema recebeu lançamento, invadiu a área pela esquerda e finalizou para outra boa defesa de Neuer.

A primeira etapa terminou em 1X0 para a Alemanha, que começou melhor e abriu o placar com Hummels aos 13', mas se quisesse vencer teria que finalizar mais e finalizar com eficiência. A França fazia um bom jogo, criava as melhores chances, só precisavam finalizar com mais eficiência.


Jogo equilibrado sem grandes chances
A França voltou melhor do intervalo, aproveitando os erros da Alemanha, com uma postura mais ofensiva mas sem criar grandes chances. Com poucos minutos os alemães se reestruturaram em campo, tocavam bem a bola e chegavam com perigo ao ataque mas assim como os franceses, não conseguiam criar grandes chances. Um bom e equilibrado começo de segundo tempo no Maracanã.

Com o tempo, a Alemanha trabalhava mais a bola mas não criava grandes chances. A França apostava mais em jogadas de velocidades, marcava o meio alemão e chegava bem ao ataque mas também não criava grandes chances. Aos 59', Valbuena levantou para Varane que cabeceou no ângulo, mas Neuer estava lá para proteger o gol alemão.

Para dar mais velocidade ao ataque alemão, Löw tirou Klose e colocou Schürrle, com isso, Özil ficaria aberto pela direita, o camisa 9 pela esquerda e Müller de centroavante ou de falso 9. A alteração foi bem feita e logo aos 69' (um minuto depois) Müller finalizou bem e a bola passou perto da trave.

Grande jogo nos minutos finais
Deschamps respondeu Löw taticamente e alterou sua equipe, colocou Rémy no lugar de Cabaye e armou sua equipe num 4-2-3-1, com Griezmann na esquerda, Valbuena centralizado e Rémy pela direita, Matuidi e Pogba mais atrás e Benzema lá na frente. A alteração deu certo, aos 75', Benzema recebeu cruzamento da direita, chutou bem mas Hummels cortou a finalização.

As equipes viam fazendo um grande jogo, um grande final de segundo tempo, um jogo rápido e com boas chances para os dois lados. Aos 81', Özil recebeu lançamento em contra-ataque, cruzou pra dentro da área, Müller furou, a bola sobrou pra Schürrle, faltou tranquilidade para ele e o camisa 9 chutou de primeira para boa defesa de Lloris. Novamente, aos 87', Schürrle não teve frieza para definir. Müller ganhou na corrida e cruzou para o 9 alemão, ele não teve tranquilidade e mandou em cima do zagueiro.

Nos minutos finais, os alemães perderam a respiração. Aos 94', Benzema tabelou com Giroud e finalizou no alto pra grande defesa de Neuer. Aliás, o goleiro alemão que foi um dos nomes do jogo, fechou o gol e impediu o empate francês, Hummels também foi muito bem, além do gol foi coerente nos desarmes e cortou várias bolas finalizadas na área, Kroos foi o nome no ataque, armou muito bem, além de voltar pra marcar com eficiência.

A partida terminou em 1X0 para a Alemanha que vive o sonho do tetra campeonato, um grande jogo onde qualquer uma das seleções mereceria vencer.


Ficha Técnica

França: Lloris; Debuchy, Varane, Sakho (Koscielny 71'), Evra; Cabaye (Rémy 72'), Pogba, Matuidi; Valbuena (Giroud 84'), Griezmann, Benzema.
Técnico: Didier Deschamps
Formação: 4-3-3

Alemanha: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels, Höwedes; Schweinsteiger, Khedira, Kroos (Kramer 91'); Özil (Götze 82'), Müller, Klose (Schürrle 68').
Técnico: Joachim Löw
Formação: 4-3-3

Estádio: Maracanã (Rio de Janeiro/Brasil)
Público: 74.240
Árbitro: Néstor Pitana (Argentina)
Gols: Hummels (13')
Cartões Amarelos: Khedira (54'), Schweinsteiger (79')
Cartões Vermelhos: Não houve


Nenhum comentário:

Postar um comentário