sábado, 5 de julho de 2014

Copa do Mundo 2014: Holanda x Costa Rica

Em uma partida protagonizada pelos goleiros neste sábado (5), a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis.

Com o resultado, a Holanda vai enfrentar a Argentina na próxima quarta-feira (9), às 17 horas, na Arena São Paulo. O vencedor da próxima partida chega à grande final da Copa do Mundo de 2014

Goleiro costa-riquenho foi o destaque na primeira etapa:

Sem ter nada a perder, a equipe da Costa Rica começou a partida valente desde cedo, contra a forte Holanda. Os primeiros minutos foram de muita movimentação, mas com poucas boas oportunidades. Depois de se estudarem, foi à vez da Holanda se impor, com mais de 65% de posse de bola. A Holanda dominou o primeiro tempo, trocando passes com paciência, diante de uma empenhada Costa Rica, defensivamente impecável.

A primeira boa chance do jogo foi holandesa. Após troca de passes em velocidade da Holanda pela direita com Robben, que aos 20 minutos rolou para Kuyt, que por sua vez achou o atacante Van Persie livre na grande área pela esquerda. O jogador do Manchester United bateu rasteiro para defesa de Navas. No rebote, Sneijder também finalizou com perigo, e novamente Navas fez boa defesa.

O sistema defensivo costarriquenho, com três zagueiros, deu espaço para os pontas holandeses. Aos 28 minutos, Bryan Ruiz saiu jogando errado e deu contra-ataque para a Holanda com Van Persie. O atacante abriu na ponta esquerda para Depay, que de primeira chutou forte e rasteiro. Novamente exigido, Navas fez grande defesa com o pé direito.

Robben tentando escapar da marcação de Umaña Foto: Getty Images


A Costa Rica levou perigo aos 33 minutos, quando Bolaños levantou na área da direita em cobrança de falta. Borges centralizou e Acosta tentou de puxeta. Van Persie ajudando na defesa tirou praticamente em cima da linha.  

A Holanda chegou com perigo em cobrança de falta ensaiada de média distância. Robben passou por cima da bola e Sneijder cobrou com categoria encobrindo a barreira da Costa Rica. Em grande fase, o goleiro Navas voou para espalmar novamente para escanteio. Atento, Navas mostrou agilidade aos 41 minutos, quando se antecipou e tirou a bola dos pés de Van Persie.


Holandeses tiveram boas chances gol, mas parou na defesa costa-riquenha:

Na segunda etapa, a Holanda seguiu dominando amplamente o duelo, mas sem as chegadas incisivas da etapa inicial. A Oranje rodava a bola de um lado para o outro, mas tinha enormes dificuldades em passar as linhas defensivas muito bem montadas pelo técnico Jorge Luis Pinto.

O ferrolho por muito pouco não foi furado aos 36 minutos, quando Sneijder bateu falta com muito veneno, longe do alcance de Keylor Navas. Para a sorte do goleiro, porém, a bola explodiu na trave, e sua zaga afastou o perigo na sobra. No lance seguinte, Van Persie driblou a zaga e disparou forte de direita, mas o arqueiro fez mais uma grande defesa.

Keylor Navas fez grandes defesas durante toda a partida Foto: Getty Images


E não era mesmo a tarde de Van Persie: a dois minutos do fim, Sneijder cruzou com açúcar da direita, dando ao centroavante apenas o trabalho de bater de chapa e estufar a rede. O jogador do Manchester United, no entanto, furou feio.

Logo depois, mais um lance incrível: Blind cruzou da esquerda e a bola passou por toda a área sem ninguém encostar. Ela sobrou para Van Persie, livre, chutar rasteiro. Os torcedores holandeses já tinham gritado gol, mas ela desviou no pé de Tejeda, explodiu no travessão e voou para longe. Lance inacreditável, que levou o duelo para a prorrogação na Arena Fonte Nova.


Na prorrogação empate sem gols:

A estrela do goleiro costarriquenho voltou a brilhar logo no início da prorrogação, quando Vlaar desviou de cabeça após escanteio e o arqueiro foi buscar no canto. A Costa Rica, por outro lado, reclamou de um pênalti não marcado pela arbitragem.

O segundo tempo da prorrogação foi ainda mais emocionante e aberto. Os costarriquenhos finalmente se jogaram ao ataque e tiveram a chance de marcar em contra-ataque que terminou com finalização de Ureña, parada por boa defesa do goleiro holandês. Já a Holanda chegou ainda mais perto da vitória: aos 13 minutos, Sneijder acertou o travessão em forte chute de fora da área. A um minuto do fim, Van Gaal surpreendeu e trocou o goleiro apenas para a disputa por pênaltis. 

Holandeses comemorando a vaga na semifianais, após a defesa do goleiro Tim Krul Foto: Robert Cianflone/Getty Images



Ficha Técnica:

Holanda: Cillessen (Krul Min. 120+1), De Vrij, Vlaar, Martins Indi (Huntelaar Min. 106), Wijnaldum, Sneijder, Kuyt, Blind, Robben, Van Persie e Depay (Lens Min. 76).
Técnico: Louis Van Gaal.

COSTA RICA: Navas, Gamboa (Myrie Min. 79), Acosta, González, Umaña, Díaz, Tejeda (Cubero Min. 97), Borges, Bryan Ruiz, Bolaños e Campbell (Ureña Min. 66).
Técnico: Jorge Luis Pinto.

Gol: Não Houve (4 x 3 Pênaltis)
Estádio: Arena Fonte Nova/Salvador
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Cartões Amarelos: J. Díaz (Min. 37), Umaña (Min. 52), Martins Indi (Min. 64), González (Min. 81), Huntelaar (Min. 111)
Público: 51.179

Nenhum comentário:

Postar um comentário