segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Em jogo muito disputado, Ajax e Feyenoord ficam no empate no clássico holandês

Riechedly Bazoer startte in de basis.
Bazoer (Ajax) e Toornstra (Feyenoord) mostram como foi boa parte do clássico: brigado e sem gols! (Foto: Ajax.nl)

Em partida disputada neste domingo (25) na Amsterdam ArenA, Ajax e Feyenoord não saíram do empate e protagonizaram um raro 0 a 0 no dérbi holandês. A última vez em que as equipes não balançaram as redes em um clássico havia sido no distante ano de 1978!

Numa partida muito disputada, o que se viu foi um jogo com poucas chances de gol até a metade do segundo tempo, quando as equipes finalmente se lançarem com mais intensidade ao ataque. Porém os atacantes acabaram ineficientes e as melhores chances foram desperdiçadas, dando fim as esperanças de algum gol na arena de Amsterdã.

 Feyenoord aproveita falhas e leva perigo no primeiro tempo

O jogo começou bastante estudado. Com um ambiente digno de clássico na Amsterdam ArenA, ninguém queria sair perdendo, e acabou que nos primeiros 10 minutos de jogo houveram muitas faltas e pouco futebol. A primeira chance foi criada por Kazim-Richards. O centroavante destaque do Feyenoord ficou cm a bola na entrada da pequena área, se livrou de quatro marcadores e bateu quase sem ângulo, Cillessen bem posicionado fez a defesa. Aos 18 minutos de jogo, a melhor chance do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, a defesa do Ajax vacilou e a bola caiu nos pés de Kazim-Richards, cara a cara com Cillessen. O goleiro holandês fez grande defesa, desviando a bola com o pé direito e cedendo novo escanteio.

O tempo corria e o Ajax não se acertava. O time errava vários passes no campo de ataque e não arriscava de longa distância, cedendo ao Feyenoord vários contra ataques. A equipe de Rotterdam também não fazia boa partida. Sem inspiração, apostava em bolas levantadas na área, e em mais uma delas o gol quase saiu novamente. Após cobrança de escanteio, a defesa afastou mal e a bola ficou perdida entre os zagueiros no meio da área, Boëtius aproveitou e mandou uma bomba para o gol. O chute só parou em Milik, que bloqueou o chute em cima da linha. Acabavam assim as chances de gol numa péssima primeira metade para os Amsterdammers.

Ajax melhora, mas placar não sai do zero

Depois da pausa para o intervalo, o Ajax voltou mais centrado, falhando menos e buscando criar mais oportunidades, dessa vez explorando a velocidade pelos lados do campo, porém a tática ainda não mostrava resultado. A partida seguiu truncada, com poucas chances de gol para ambos os lados, apenas os 23 minutos da segunda etapa, Kolbeinn Sigthórsson, que havia acabado de entrar, recebeu bom cruzamento na entrada da área e desviou para o gol, Vermeer rebateu e Schöne quase pegou o rebote. Na sequência, a torcida reclamou de falta em van Rhijn, mas o árbitro deu sequência.

Com 15 minutos para o fim do jogo, a grande chance de toda a partida apareceu, e do lado de Rotterdam. Toornstra recebeu bom lançamento na direita e cruzou para Boëtius que completou para o gol. A bola já havia passado por Cillessen e quando ia em direção a um provável gol, acabou encontrando o centroavante Kazim-Richards pelo caminho. Sem nenhuma intenção, o jogador acabou bloqueando a trajetória da bola, salvando o que seria o primeiro gol do Feyenoord. Realmente não era um bom dia para o turco...
A partida seguiu ainda com pouco tempo para o fim e os Rotterdammers não incomodaram mais. A última chance se deu por conta do Ajax. Kishna esticou boa bola para Schöne, mas o dinamarquês preferiu ajeitar para a perna direita, perdendo tempo e ângulo para a finalização, que acabara bloqueada pelo defensor. Fim de jogo e, pela primeira vez desde 1978, Ajax e Feyenoord terminaram uma partida empatados em 0 a 0.

Já fora da KNVB Beker, ambas as equipes descansam neste meio de semana e voltam a jogar somente no próximo domingo. O Ajax vai até Arnhem para encarar o Vitesse enquanto o Feyenoord volta ao De Kuip para a partida contra o ADO Den Haag.

Ficha Técnica

Ajax: Cillessen; van Rhijn, van der Hoorn, Moisander, Boilesen (Viergever 81'); Bazoer (Zimling 65'), Serero, Andersen; Kishna, Milik (Sigthórsson 46'), Schöne.
Formação: 4-3-3
Técnico: Frank de Boer

Feyenoord: Vermeer; Wilkshire, van Beek, Kongolo, Nelom; Immers, Clasie, El Ahmadi (Vilhena 83'); Toornstra, Kazim-Richards, Boëtius (Basaçikoglu 88')
Formação: 4-3-3
Técnico: Fred Rutten

Estádio/Cidade: Amsterdam Arena/Amsterdã
Público: 52.472 pessoas
Árbitro: Bas Nijhuis (HOL)
Cartões amarelos: Kongolo (66'), Boëtius (72')
Cartões vermelhos: não houve

Um comentário: